domingo, 17 de abril de 2016

Lagartas Arsenura em Minas Gerais

Cesar, beleza? Nossa, seu site vicia!!!rs... Estou aqui de novo porque encontrei esta lagarta ainda jovem alimentando de uma planta que não sei o nome, mas não era trepadeira (digo isto porque parece uma hamadryas sp.). Você sabe quem é? Estou criando e esperando completar o ciclo. Grato,
(...)
Cesar, infelizmente esta lagarta morreu. Parece que ela estava infectada. Mas vou tentar achar outra na planta hospedeira. Valeu!
(...)
Cesar, encontrei outra e esta já cresceu mais, creio que já dá para identificar a família. Mando as fotos e se quiser aguardar o ciclo fechar para divulgar, beleza! Pois estou acompanhando! E aí, o que você acha? Abraços!
(...)
Aquela lagarta que parecia ser Arsenura, conseguiu furar o saco telado e fugiu... então não deu para revelar o adulto e se quiser postar, fique à vontade

Marcelo Brito de Juiz de Fora, Minas Gerais.
Bom, os palpites aqui ficaram então em Arsenura orbignyana (Saturniidae: Arsenurinae), A. xanthopus e A. angulatus, sendo a última o melhor palpite.

O que vejo neste artigo é que há sinonímia entre as duas primeiras, não consigo definir a situação no momento, mas parecem ser espécies distintas. Não encontro a região de ocorrência de A. angulatus, mas o que me parece estranho é serem tratadas no masculino, angulatus e xanthopus, já que há muitíssimas espécies e todas as outras estão no feminino (o que ficaria A. angulata).

Nenhum comentário:

Postar um comentário