quarta-feira, 9 de março de 2016

Aranha de Grama com Filhotes no Rio Grande do Sul

Antes de mais nada: parabéns pelo site! Que acervo espetacular.

Moro em Nova Petrópolis, na serra gaúcha, e encontro tarântulas com freqüência. No entanto, hoje encontrei duas, no intervalo de 10 minutos, carregando centenas de filhotes. Capturei e tirei algumas fotos (anexada abaixo) antes de soltá-las num bosque próximo. Queria saber se isso é comum e se tenho que ficar atento com uma possível infestação. Ela pode ser vetor pra algum tipo de contaminação em alimentos? Pergunto porque tenho uma microcervejaria no local onde encontrei os dois exemplares.

Abração!
Moacir Schneider de Nova Petrópolis, Rio Grande do Sul.


Moacir, primeiro, quanto ao nome comum tarântula, está corretamente sendo atribuído a esta Lycosa erythrognatha (Lycosidae), embora eu tenha evitado o termo, para não confundir com aranhas caranguejeiras que, na gringa, são chamadas de tarantulas.

Se as aranhas estavam com os muitos filhotes sendo carregados, não creio que haja a possibilidade de que tenham se espalhado alguns no ambiente. Não me parece também que elas se deem bem em ambientes fechados, elas gostam de mato para caçar, se têm aparecido muitas, deve estar associado a algum mato que haja por perto. E elas não são vetores de doenças, pelo contrário, elas podem ajudar a controlar a presença de insetos nocivos.

Muito obrigado, Moacir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário