domingo, 21 de fevereiro de 2016

Lagartas Urticantes de São Paulo

boa tarde, tentei achar em seu maravilhoso site algo parecido, mas retorna muita informação e pra quem não entende do assunto é complicado...
a segunda foto (taturana bege) acho que deve ser uma cachorrinho, minha irmã colocou acidentalmente a mão nela na segunda-feira lhe ocasionando uma visita ao hospital.
na primeira foto (taturana verde) meu namorado encostou o braço nela ao podar uma árvore em seu quintal, diz que doeu na hora só, como se fosse um espinho mas não deu reação mais grave. Esta gostaria de saber quem é, achei-a linda!
nesta semana também, verifiquei a presença na chácara que moro de várias "taturanas-assassinas", mas não fotografei pois estava de noite... 
o que está ocasionando a proliferação de tanta lagarta e taturanas? falta predadores naturais? 
outra dúvida que tenho é que se pássaros comem essas taturanas urticantes e se lhe acontece algum mal...
obrigada por sua atenção e bom trabalho.
ah, o local é Serra Negra, interior de SP
Cristiane Mainente de Serra Negra, São Paulo.
A primeira lagarta é da família Limacodidae, temos uma semelhante a esta identificada como Parasa sp. A cachorrinho da família Megalopygidae deve ser uma Podalia sp., ambas lagartas urticantes.

Não sei exatamente o motivo para a proliferação das lagartas, mas isto é normal, como é normal que o equilíbrio se dê naturalmente. Recentemente, têm aparecido muitos pedidos de besouros predadores de lagartas. Normalmente, um pássaro que tentar comer uma destas, se arrependerá da tentativa e passará a evitá-las desde então. Os mais eficientes com elas devem ser moscas, vespas e fungos parasitoides.

Nenhum comentário:

Postar um comentário