sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Percevejo Dinidor em Brasília

Olá, Cesar! Desde 2012 tenho essas fotos de um percevejo que mantenho como não identificado. As fotos foram tiradas no Parque Ecológico de Águas Claras, em Brasília, em um local com mata mais densa e escura. Se conseguir identificá-lo. Abraço!
Rodrigo Conte de Brasília, Distrito Federal.
Este só foi fácil agora por que já tinha quebrado muito a cabeça com ele. Ele é Dinidor sp. (Dinidoridae: Dinidorinae: Dinidorini). Eu não conhecia esta família até então e este artigo diz:
Apesar de seu tamanho relativamente grande (10 a 30 mm) e sua coloração aposemática, estes percevejos raramente estão representados em coleções. Compreende 115 espécies em 13 gêneros, sendo predominantemente encontrados nas regiões Afrotropical e Oriental. (...) O conhecimento da biologia das espécies neotropicais se restringe à dados de etiqueta, principalmente registros de plantas-hospedeiras. D. mactabilis Perty foi registrada formando agrupamentos em Smilax japecanga Grisebach (Smilacaceae) no sul do Brasil (Schwertner & Grazia no prelo).
Eu havia identificado o do Fiorito como D. rufocinctus, deixo agora no gênero. Além destas duas espécies, este documento cita para o Brasil D. braziliensis e D. saucius. O último não tem imagens, todos os outros são bem semelhantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário