quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Ciclo de Mariposa Megalopyge urens no Uruguai

Olá César, tudo bem? Peço desculpas pela demora -involuntária- mas aqui estão algumas fotografias do ciclo de vida da Megalopyge urens (Megalopygidae).








Sinto que elas não sejam muito nítidas, acontece que a minha câmera é bem simples e, quando pretendo ressaltar um detalhe, o resto da foto fica pouco claro.
A construção de cada casulo levou três dias, com pequenas paradas para descansar.









As mariposas nasceram depois de 8 meses. Pequenas diferenças de cor, tamanho da cabeça, disposição das antenas, e o fato de uma ser levemente menor do que a outra, fizeram-me pensar que eram macho e fêmea. A mais pequena delas fugiu da caixa na noite do dia em que nasceu, mas a outra, ainda que tentei deixá-la livre, ficou dentro.






Estive a colocar na caixa todos os tipos de flores que eu podia conseguir, e água açucarada, mas não sei se em algum momento ela se alimentou.



Dois dias depois, ela botou ovos "felpudos" em vários lugares da caixa, e continuou dentro, sem se mexer muito nem tentar sair, até que as lagartinhas, quase microscópicas, nasceram, 21 dias depois! Essa mesma noite eu tentei, como outras vezes, que saísse da caixa, mas ela, pobrezinha, quase não tinha mais forças, ficou alguns minutos apoiada num galho do limoeiro e depois, simplesmente, caiu, e não mais se moveu.

Era pequena: da cabeça à ponta do abdome media cerca de 3 cm. Medindo da cabeça à ponta das asas em repouso, uns 4 cm.

María Luisa Rodríguez de Las Toscas, Canelones, Uruguai.
Realmente parece haver um casalzinho e, em minha opinião, de cima pra baixo, a primeira (à direita) do modo que organizei é fêmea, a segunda (à esquerda) macho. Na sexta, a que mostra os dois indivíduos juntos, temos fêmea Acima e à esquerda, macho abaixo e à direita, o que poderia ser confirmado através de quem botou os ovos.

Minha tentativa de organização foi de colocar os mais adultos acima, os mais jovens abaixo, não respeitando a ordem cronológica, uma vez que os jovens são filhos dos adultos, mas respeitando a ordem biológica.

Vi o relato em entomofauna.es.tl Este é um registro muito interessante, aparentemente nem sequer haviam imagens de adultos, todas imagens semelhantes que encontro estão identificadas como M lanata, agora nós temos ovos e lagartas jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário