sábado, 31 de janeiro de 2015

Mariposa Lophocampa em Minas Gerais

Olá Cesar, beleza? Encontrei esta mariposa interessante na parede de minha casa. Consegue identificá-la? Obrigado.
Marcelo Brito de Juiz de Fora, Minas Gerais.
Marcelo, eu acredito que esta curiosa mariposa seja uma Lophocampa annulosa (Erebidae: Arctiinae: Arctiini: Phaegopterina, ant. Arctiidae: Phaegopterinae).

Provável Aranha Armadeira no Paraná

Encontrei ela andando pelo corredor do local onde trabalho. Na frente da entrada tem um gramado, já vi várias vezes vários tipos de aranhas, porem esta foi a maior que eu vi. 
Esta aranha deve ter uns 5 cm de corpo (cabeça até ponta do abdome. Ela se movia rapidamente, porem quando eu passe próximo a ela, uns 50 cm de distância, ela não demonstrou nenhum tipo de reação e continuou pelo caminho que ela estava seguindo.
Luiz de Curitiba, Paraná.
Luiz, a imagem está muito sem foco pra eu te dar certeza de que aranha é esta. Como sua descrição é de uma aranha grande, ela é provavelmente uma aranha-armadeira do gênero Phoneutria (Ctenidae). É bom tomar cuidado com estas aranhas, principalmente no caso de crianças.

Este tamanho é até grande pra um macho de armadeira como parece ser. Recomendo que leia esta postagem para saber como diferenciá-las de aranhas semelhantes.

Aranha Corinídea em Goiás

Achei morta perto do tanque do lado de fora
Rafael Costa de Luziania, Goiás.
Rafael, ela me parece uma aranha da família Corinnidae, são aranhas ligeiras e não são perigosas, já li sobre um caso onde a picada infeccionou e por isso eu sempre digo pra lavar bem o lugar de picadas. Não estou seguro de falar sobre gênero, até por que não tenho registros da fauna local.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Mariposa Langsdorfia em São Paulo

Pedido 1: Encontrei esse inseto a noite em minha casa em Ubatuba, litoral norte de são paulo e gostaria de saber que bichinho é esse!???

Pedido 2: Olá enviei a foto de um inseto que encontrei em minha casa em Ubatuba e não tinha identificado, porém dando uma olhada aqui identifiquei como uma mariposa e fui pesquisar as espécies e encontrei!!!! Segue link da bichinha!!! 

É uma Cossidae: Langsdorfia polybia 

Igualzinha um pedaço de tronco!!! 
Vi que tem umas mariposas não identificadas talvez esse link ajude também com essas outras! 
Adorei seu blog!
Juliana Toller de Santo André, São Paulo.
Juliana, parabéns por identificá-la como  Langsdorfia polybia (Cossidae: Hypoptinae), as nossas Langsdorfia eram aparentemente todas L. frankii.

Nós temos inclusive um link para Borboletas e Mariposas, as mariposas não identificadas foram pesquisadas lá.

Lagarta das Palmeiras em São Paulo

lagarta encontrada em Sao paulo - capital
Paula de São Paulo, capital.
Paula, esta é uma lagarta-das-palmeiras Brassolis sp. (Nymphalidae: Morphinae/Satyrinae: Brassolini).

Aranha de Telhado no Espírito Santo

Olá, achei essa aranha no telhado da minha casa e gostaria de saber se possível qual é a espécie, nome ou família que ela pertence e se tiver algumas curiosidades também sobre ela. Abraços, adoro o insetologia.
Luiz Fernando de Serra, Espírito Santo.
Luiz, esta é uma aranha-gigante ou aranha-de-telhado Nephilengys cruentata (Nephilidae). Creio que as melhores curiosidades sobre ela é que esta espécie não é nativa, foi introduzida do continente africano, mas se tornou comum no Brasil, em especial em edificações humanas, sendo a campeã de pedidos de identificação. Elas variam bastante em coloração, podem ser quase totalmente negras ou quase brancas e as fêmeas (como esta) são gigantescas perto dos machos. Constroem dois tipos de teia, uma de armadilha e uma de abrigo.

Esta da imagem ainda não me parece adulta. Obrigado, Luiz!

Percevejo do Maracujá em São Paulo

Boa tarde! 

Observamos este inseto no 5º andar de um prédio corporativo, em São Paulo (região da Berrini). 

Que inseto é esse? 

Obrigada!
Joana de São Paulo, capital.
Joana, este lindo inseto é um percevejo-do-maracujá Diactor bilineatus (Coreidae: Coreinae: Anisoscelini). Ele ocorre exclusivamente no maracujazeiro. Há apenas cinco dias a Juliana enviou uma foto (comentários), ainda não sei de onde é.

Lagartixa e Aranha em São Paulo: Quem pegou quem?

Caro Cesar, terça feira encontrei uma cena um tanto inusitada na parede de casa: Uma lagartixa doméstica na parede com uma aranha morta na na boca. Até ai nada de estranho, o detalhe é que a lagartixa estava morta ! Só então notei que a aranha era do gênero ctenus (talvez medius) e as suas presas estavam enganchadas na língua do réptil, que com certeza não resistiu ao veneno. Infelizmente só tirei essa foto...
Rodrigo de Cotia, São Paulo.
Este é um registro bem interessante. Lagartixas-de-parede Hemidactylus mabouia (Squamata: Gekkonidae) parecem geralmente saber que aranhas se pegam por trás, não pela frente, esta deve ter faltado às aulas.

O veneno de uma Ctenus (Ctenidae), que não vem a ser perigoso para nós, deve ser capaz de matar com facilidade um réptil deste tamanho.

Curiosamente, encontrei algumas vezes "lagartixas paralisadas" e estas voltaram à ativa como se nada tivesse acontecido. Minha melhor teoria sobre isto é que poderiam estar dormindo, já que são lagartos desprovidos de pálpebras.

Se alguém souber falar sobre isto, por favor, use os comentários

Aranha do Fio de Ouro em Santa Catarina

Olá Cesar! 

Essa foi encontrada aqui pelo jardim mesmo, fiz uma pesquisa ligeira pela internet e cheguei a um nome, a qual ela mais se assemelha. Seria uma Nephila Clavipes? Com este registro daria para identificar se é macho ou fêmea? 

Grata!
Taci de Rio do Sul, Santa Catarina.
Taci, não é difícil te dizer que esta é uma fêmea de Nephila clavipes (Nephilidae). O macho é uma coisinha miudinha, é até possível que ele estivesse na teia sem que você o percebesse:
Foto: Deise Lemos
Foto: Elvenar

Aranha Armadeira no Ceará

Bom dia! 

Eu moro em um lugar que tem muitos bosques ao redor de casa. 
Apesar de existirem muitas lojas, casas e tudo o mais, é comum encontrar fazendas por aqui. 

Ano passado, estava voltando pra casa e (sempre por este caminho) atravessava uma rua que de um lado tem uma grande oficina de caminhões e do outro tem um centro de reciclagem, com muitas árvores dentro do terreno. Estava caminhando no escuro (porque a rua, naquela época, era um tanto mal iluminada) quando repentinamente senti um calafrio... pelo canto do olho, percebi que tinha uma "coisa" ENORME na parede, a poucos centímetros da minha cabeça! Lentamente me afastei da "coisa" sem fazer nenhum movimento brusco... e quando já estava a uma boa distância dela, pude olhar diretamente que a criatura era uma aranha ENORME! 

Ela era tão grande quanto uma caranguejeira, porém eu sabia na hora que não era uma. Só pensei em um nome: ARMADEIRA. 

Foi uma bênção divina que o bicho não tenha estranhado minha presença e pulado em cima de mim, uma vez que já li sobre o seu característico comportamento agressivo. 

Tirei uma lanterna da mochila, liguei meu celular e bati algumas fotos. A qualidade da imagem está bem precária justamente porque a lente do meu celular não é tão boa. 

Enfim, o enorme texto é para compartilhar esta minha experiência com as armadeiras. Obrigada pela paciência e espero que você possa me ajudar com a foto, Cesar Crash!
Amanda Lima Almeida de Eusébio, Ceará.
Amanda, a pequena silhueta realmente parece ser de uma fêmea de aranha-armadeira (Ctenidae: Phoneutria spp.). Não descartando a bênção divina, a verdade é que armadeiras não são assim tão agressivas. Elas não atacam se não se sentirem ameaçadas e, nesta situação, elas tendem a primeiro mostrar que sabem se defender ao invés de dar um bote. Seu relato é muito interessante por mostrar que estes bichos não são "monstros".

Cão Parasitado por Bernes em Minas Gerais

Bom dia César! Estou enviando uma foto de orifícios provocados pela mosca Dermatobia hominis (Oestridae: Cuterebrinae) em um cachorro, em cada orifício estava alojada uma larva. No momento dessa foto, eu já tinha medicado o cachorro e extraído os bernes! Eu gostaria de ter lembrado de fotografar as larvas, mas só me toquei depois que já tinha jogado todas elas fora :(! As larvas ficarão para a próxima vez!
Tami de Altinópolis, São Paulo

Lagarta Periphoba em São Paulo

Saudações Cesar. 
Fotografei esta lagarta em Rifaina/SP, num entorno de mata. 
Seria possivel identifica-la? 
Abraços. 

Marquinhos.
Marcos Cesar Campis de Morro Agudo, São Paulo.
Marquinhos, por enquanto, só consigui até a subfamília, Saturniidae: Hemileucinae.

Atualização 01/02/2.015 - Marquinhos: Saudações Cesar.
O Wolfgang Walz e o Pedro Alvaro Barbosa Aguiar Neves do facebook disseram que é uma Periphoba sp.

Percevejo Predador e Abelha em Minas Gerais

Olá César! 
Uma cena de predação, a abelha-europeia (Apis mellifera) foi capturada por esse grandão que me deu poucas chances de registro - pegou ela e se escondeu sob um emaranhado de folhas para degustar o seu almoço.
Geraldo M. Pereira de Curvelo, Minas Gerais.
Alguns percevejos predadores da família Reduviidae são especializados em capturar abelhas. Este no entanto me parece Zelus cf. armillatus (Harpactorinae), predador generalista, capturando uma Apis mellifera (Apidae: Apinae), espécie introduzida no Brasil.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Aranha Caranguejo Gigante Olios na Bahia (+ como pesquisar no Insetologia!)

Oi Cesar. Parabéns pelo blog. Muito interessante. Só que seria muito útil ter um índice para ordenar as espécies. 

Apareceu na minha cozinha uma visitante. Uma aranha verde. Acho que pouso ter saído da sacola da alface, ainda que onde mouro temos muita mata e natureza. Poderia identificar a espécie por favor? 

Muito obrigado.
Jorge Sánchez de Porto Seguro, Bahia.
Jorge, ela aparenta ser uma bonita Olios sp. (Sparassidae). Aranhas desta família são às vezes grandes, mas são tranquilas e não são perigosas. Esta perdeu a primeira perna do lado direito.

Obrigado pelos parabéns! Quanto ao índice, talvez eu não saiba exatamente como seria a ideia. Nós temos duas formas de se chegar ao bicho que se procura. Na coluna esquerda, nós temos uma lista com quase 100 marcadores diferentes que levam para as classes, ordens ou famílias, dependendo do tipo de bicho. Abaixo do título do Insetologia, segundo item, nós temos a seção "Identifique Você Mesmo". Nela você tem acesso, por exemplo, à página de aranhas que, inclusive, eu atualizei recentemente. É interessante pesquisar bastante pelos links desta seção, o Insetologia já está chegando perto de 4.000 postagens, apesar de haver muitos bichos repetidos, há também muitos registros únicos, bichos que você só encontrará aqui.
Agora, se a ideia é uma lista, espécie por espécie, em ordem alfabética, devo dizer que isto é impraticável. Só de aranhas já devemos estar perto de 4.000 espécies descritas no Brasil.

Atualização 30/01/2.015: Como bem lembrado pela Flora, não nos esqueçamos da pesquisa com imagens, que retora todos os resultados de um termo procurado.

Gorgulho em Santa Catarina

Olá Cesar, 

encontrei esse inseto aqui no meu apartamento, moro no 4º andar de um edifício no centro de Criciúma/SC. Gostaria de saber se é um inseto qualquer ou se é algum hospedeiro. Já apareceram dois em um intervalo de 3 dias. 

Att,
Edison de Criciúma, Santa Catarina.
Edison, este bicho parece um gorgulho da família Curculionidae. Algumas espécies pequenas de gorgulhos infestam alimentos estocados, mas este parece um bico-curto da subfamília Entiminae, temos casos de alguns infestando plantas vivas, outros parecem ter surgido em casa, mas nenhum é perigoso ao ser humano.

Aranha-Marrom em São Paulo

Boa tarde Cesar, 

encontrei uma aranha na minha casa...na verdade acredito que seja a marrom...pois apareceu umas duas ja por la assim que compramos a casa, no meio da reforma. FIzemos uma super reforma, o que eu chamo de casa anti-aranhas...rs pois vedamos TODAS as frestas, tiramos o jardim q tinha do lado d fora da casa e colocamos piso em tudo. Mas a casa fica num condominio que tem mato, sabe? nao uma floresta, mas tem la pra baixo uma reserva...e os vizinhos ao lado gostam de gramas e n cortam elas...gostam de quintal cheio de cacarecos...e sei q isso atrai tbm. 
Mas enfim, fomos remover um armario embutido pra fazer todos em alvenaria pra n ter perigo delas se esconderem atras...e bem no dia q foi retirado um dos armarios...essa beleza apareceu a noite...escondida..estava querendo sair do quarto. E tinha uma lagartixa perto dela...acredito eu q eu tenha atrapalhado o jantar da pobre lagartixa. rs 
Entao, sei q se trata de uma loxosceles, só queria saber se vc sabe me dizer, por essa foto, se é um macho ou uma femea... 

obrigada!
Adriana de Carapicuiba, São Paulo.
Adriana, gosto da sua confiança na identificação; 90% ou mais das suspeitas são de aranhas bem diferentes. Parece um macho de aranha-marrom Loxosceles sp. (Sicariidae), fêmeas costumam ter o abdome maior em relação ao cefalotórax e não têm as "bolinhas" nos palpos. Lagartixas são mesmo eficientes caçadoras de aranhas, mas já vi que tenho um pedido pra postar sobre isso, uma lagartixa que parece ter falhado.

Espero que não sejam mais encontradas dentro de casa.

Grilo-Toupeira em Portugal

Encontrei enterrado na terra onde costumo plantar tomates e morangos, aqui em Portugal estamos no inverno. É tudo o que posso informar, já vi centenas de bichos mas nunca vi nada igual e gostaria de saber o que é. Obrigado
Ricardo Lascasas de Valongo, Portugal.
Ricardo, esta é uma paquinha da família Gryllotalpidae (Orthoptera: Ensifera). No Brasil nós temos nomes como paquinhas, cachorrinho-da-terra, d'água e do mato, em Portugal os nomes parecem ser ralo e grilo-toupeira.

Estes bichos danificam as raízes das plantas, alguns dizem que se alimentam delas, outros que apenas as danificam enquanto abrem galerias no solo. Como eles são praticamente grilos com adaptações fossoriais, acredito que eles sejam onívoros e detritívoros. Aparentemente, todas as espécies de Portugal são classificadas no gênero Gryllotalpa, sendo a espécie mais comum Gryllotalpa gryllotalpa. Suponho que não seja adulto pelas asas reduzidas.

Esta família é encontrada em praticamente todo o globo e me parece que são campeões de pedidos em What's That Bug?, sendo pouco vistos apenas por sua vida fundamentalmente subterrânea. Temos uma boa discussão aqui no Insetologia sobre a picada destes bichos.

"Vermes Desconhecidos" em São Paulo: Nematoide?

Olá Cesar, boa tarde, 

ontem (27/01/15) durante uma forte chuva observei que em uma parede acima de uma jardineira onde tenho grama esmeralda, um pinheirinho e buchinhos apareceram dezenas de insetos parecidos com minhocas, muito finas de longe pareciam riscos na parede, seu diâmetro não é maior que 1mm e de varios comprimentos na cor marrom. Esles estavam saindo da jardineira 

Que inseto é este?
Marcio Henrique de Jacareí, São Paulo.
Marcio, espero que algum leitor possa te dar alguma identificação com segurança. Não me parece larva de inseto algum.

Se não for alguma minhoca minúscula (Annelida: Clithelata: Oligochaeta), só consigo imaginar que possa haver algum Nematoda que tenham este comportamento. Talvez eu possa dizer mais vendo mais detalhes do bicho.

Mosca Comendo Mosca em São Paulo



Olá, sou aspirante a fotografo de natureza e estudante. Estou criando um site pra divulgar o trabalho relacionado a fotografia, gostaria de saber se pode me ajudar na identificação deste inseto: 

Certo de sua atenção, antecipo meus agradecimentos.
Baraldi de Rifaina, São Paulo.

Baraldi, nós temos duas moscas na imagem, a maior, uma mosca predadora da família Asilidae, neste grupo é difícil ir além na maioria delas. A pequena na boca dela eu não consigo assegurar por esta imagem, seria preciso ver bem mais dela. Mas moscas da família Asilidae podem ser acompanhadas por moscas da família Milichiidae que se aproveitam e consomem junto as suas presas. Talvez uma tenha se tornado vítima do asilídeo.

Atualização: Esta pode ser Ommatius sp. (Asilidae: Asilinae).

Ninfa de Esperança em São Paulo

Olá Cesar. 

Tirei a foto de um inseto aqui em bertioga e estou muito curioso para saber a espécie ou pelo menos a família a qual este inseto pertence.
Bruno de Bertioga, São Paulo.
Bruno, ele aparenta ser uma esperança da família Tettigoniidae, é difícil ir além por que ainda é filhote, vai crescer, desenvolver asas e, possivelmente, mudar bastante a aparência.

Percevejo Predador Estenopodaíneo em Minas Gerais

Meu filho foi picado por este inseto, nao sei o que é, estou com medo que seje Barbeiro, ele chorou bastante, mais nao teve reação, so a ponta do dedo que ficou bem vermelha e agora esta ficando roxa a picada, por favor podem mi ajudar a identificar o inseto?
Tatiana Lima de Itajubá, Minas Gerais.
Tatiana, barbeiros não devem ser mortos, mas coletados vivos e levados para análise. Este bicho me confundiu em uma primeira olhada, mas há uma série de características que me levam a crer que ele seja Reduviidae: Stenopodainae (=Stenopodinae), provavelmente Stenopoda sp., predador generalista, benéfico, a picada dói mas não é perigoso.

Mariposa Terastia em São Paulo

Cesar, estou com uma coleção de fotos que dá para encaminhar -pedidos até dezembro de 2020. 
Gostei muito da página de identificação de lepidópteros, quase que já consigo identificar sozinho. 
Por enquanto vai uma mariposa - será Cossidae?
Elvenar Reis Laranjeira de São Caetano do Sul, São Paulo.
Elvenar, talvez não apareça muito por imagens, mas cossídeos são em geral, mariposas de grandes proporções. Esta me parece ser Terastia meticulosalis (Crambidae: Pyraustinae: Spilomelini). Suas larvs se alimentam de sementes de eritrinas.

De fato, o abdome encurvado lembra o cossídeo na página dos lepidópteros, mas este comportamento se repete em diversas famílias distintas e nos confunde, faz com que elas se pareçam mais entre si do que com os membros de suas respectivas famílias. Veja exemplos (incluindo um seu): 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Aranha Hypognatha no Paraná

Olá, poderia me ajudar a identificar este aracnídeo? Era muito pequena, aproximadamente 0,5 centímetros. Me chamou a atenção essa espécie de carapaça. Bioma: Floresta Ombrófila Mista, próxima à uma área de pinus sp.
Elizeu Eduardo Czekalski de Irati, Paraná.
Elizeu, dá pra saber que é uma aranha da família Araneidae. Com esta aparência, na nossa região, só tenho um palpite: Hypognatha sp. (1, 2). Vou ver se o Antonio confirma a identificação.

Atualização 16/03/2.015: O dr. Antonio Brescovit confirma que esta é uma Hypognatha.

Aranhas Cuspideiras em São Paulo

Olá César, tudo bem? Tenho encontrado destas aranhas para a casa que me mudei recentemente. 
Além destas duas mais escuras, que consegui fotografar, há outras também pequenas, mas amareladas, tanto no corpo quanto nas patas. 
O que tem me preocupado é que tenho 2 filhas pequenas (7 e 3 anos) e os lugares que mais encontro as aranhas são no sofá ou na cama. 
Gostaria de saber se é possível identificá-las e se elas são perigosas... fiquei com medo destas das fotos se tratarem das aranhas marrom.. 
Tentei ampliar a foto para deixá-las o mais nítidas possível.. elas têm em torno de um centímetro cada. 
obrigada! 
Aline Souza de Cotia, São Paulo.
Aline, a aranha aparenta ser uma cuspideira do gênero Scytodes (Scytodidae), provavelmente S. globula. Elas não representam perigo e podem capturar uma aranha-marrom se vierem a aparecer.

Queimadura por Besouro Carabídeo no Paraná

Olá boa noite... 
Estava na cozinha...quando este bicho veio voando pela janela..e acertou meu rosto..na região do olho..doeu muito..ardeu..senti até meu lábio superior arder..um cheiro forte..que só passou com muita água corrente... 
Já faz mais ou menos 1 hra que aconteceu...ainda arde muito..sensação de queimadura..não consigo encostar na região...está inchando...e ficou bem vermelho..até um pouco roxo... 
Estou com medo que seja um bicho venenoso..não sei se devo procurar um medico ou se é uma reação normal.. 
Agradeço a atenção..
Vivian de Curitiba, Paraná.
Vivian, este é um besouro da família Carabidae (Coleoptera: Adephaga). Esta é uma família muito difícil por que espécies diferentes se parecem muito, mas ele me parece mais as espécies de Harpalinae.

Talvez não seja má ideia procurar um médico por ser na região dos olhos, mas não tenho notícia de nenhuma reação duradora por causa destes besouros. Eles são, em geral, predadores benéficos e vorazes, mas a maioria têm uma defesa cáustica e fétida. Celso Godinho em Besouros e seu Mundo, pág. 158:
"...mas os carabídeos, quase sempre, quando ameaçados ou atacados, segregam e esguicham sobre seus inimigos, substâncias líquidas corrosivas, de odor nauseabundo que, em contato com a pele humana, produzem sensação de aquecimento, às vezes irritação (ardência ou prurido), podendo em alguns casos, produzir, na parte afetada, uma pequena mancha temporária marrom ou violácea e até mesmo ulcerações e queimaduras de segundo grau."
O exemplo clássico da química destes besouros são os besouros-bombardeiros.

Broca do Cacho do Coqueiro no Rio Grande do Norte

Cesar achei esse bichinho andando embaixo de um coqueiro na casa de um amigo meu,lá tem crianças então queria saber se ele oferece algum perigo
Higor Gabriel de Natal, Rio Grande do Norte.
Higor, a broca-do-cacho-do-coqueiro Homalinotus coriaceus representa perigo, não para as crianças, mas apenas para o coqueiro. Ageitec informa
"O dano da larva no pedúnculo floral impede o fluxo de seiva, provocando abortamento de flores femininas, queda de frutos imaturos e, e até perda total do cacho maduro. O adulto provoca queda de flores femininas e de frutos novos, ao se alimentar nas flores femininas. O coqueiro torna-se suscetível a esta praga com a emissão de suas primeiras inflorescências."

Bicho-Pau Prisopus no Rio de Janeiro

Olá, em uma das minhas viagens à Ilha Grande no RJ me deparei com o seguinte inseto na fotografia a seguir, porém nunca consegui descobrir qual é, ele estava localizado num eucalipto e a foto foi realizada no final de dezembro. Gostaria, se possível, de saber qual é esse inseto que julguei ser tão atípico... 

Desde já agradecido, 
Guilherme Augusto de Oliveira Galindo de Campinas, São Paulo.
Guilherme, de fato, não é todo dia que se vê um destes. Trata-se de um bicho-pau do gênero Prisopus (Pridopodidae: Prisopodinae: Prisopodini).

Conheço, apenas a seguinte observação, feita pelo Eng. Agr. Aristoteles Silva, referente a um Prisopus que determinei como P. ohrtmanni.
"A 5 de Julho do ano passado recebi do Sr. Clarindo Alves Lage, um Fasmideo, apanhado sobre Eucalyptus citriodora do Horto Florestal (Rio de Janeiro). O referido inseto, denominado vulgarmente bicho-páu, tem a coloração identica á dum liquem, mimetisando assim os galhos sobre os quais seu corpo, que é concavo na parte ventral, se adapta perfeitamente. Os femures dos 3 pares de patas são muito dilatados e apresentam-se achatados, justamente para melhor se adaptarem e confundirem com o tronco ou ramo.