domingo, 13 de dezembro de 2015

Vespa Alabagrus em Minas Gerais

Olá César!

Seria essa uma vespa Braconidae ou Ichneumonidae? Como diferenciar uma família da outra? Neste caso seria possível chegar à identificação da espécie?
Geraldo M. Pereira de Curvelo, Minas Gerais.
Marcelo, se não conseguir imagens que combinem, pra diferenciar Braconidae de Ichneumonidae, o ideal é analisar a venação das asas, o que não é possível aqui. Ela se parece com a do Marcos e, ainda que eu ache que elas e parece mais com um braconídeo, a mais semelhante que encontro em padrões alares é esta Trachysphyrus (Ichneumonidae) da Esalq.

De acordo com BugGuide:
Icneumonídeos são notoriamente difíceis de identificar: além do grande número de espécies, existem inúmeros casos de parentes distantes que parecem ser quase idênticos. Qualquer identificação baseada unicamente na comparação de imagens deve ser tratada com suspeita, a menos que um perito tenha afirmado que não há sósias para a espécie ou grupo em questão.
Há inclusive icneumonídeos e braconídeos muito semelhantes em padrões alares (1, 2)], certeza mesmo, sem encontrar igual, só dou em Ichneumonoidea.

Atualização Jun./2.017: Ela de fato é Braconidae, Alabagrus sp. (Agathinae).

Nenhum comentário:

Postar um comentário