terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Serra-Pau Mallodon em São Paulo

Olá Cesar!

Hoje estou deixando o registro deste belo serra-pau (Prioninae), que encontrei já abatido, numa rua de cascalhos em Paranapiacaba, SP. Pela rachadura no tórax, deve ter sido esmagado por algum veículo ou por alguma pessoa que não tenha simpatizado com ele, na pior das hipóteses.

É a segunda vez que encontro este tipo de Prioninae na mesma região e nas mesmas condições, por isso, presumo que são bem comuns na região de serra de Paranapiacaba. Pela semelhança com outros que já passaram por aqui, imagino que seja gênero Mallodon, mas sempre fico na dúvida quanto a determinar a espécie.

A propósito, saberia dizer se o tamanho das mandíbulas é característica do dimorfismo sexual? Lembro que o outro exemplar que encontrei (vivo) parecia ter mandíbulas menores.

Abraços, e parabéns pelo trabalho!
Bruno P. Ramos de São Paulo, capital.
Mais um besouro interessante, Bruno. Eu acredito que M. spinibarbis (Cerambycidae: Prioninae: Macrotomini) é a espécie mais comum em nossa região. Eles realmente são difíceis, como diz este artigo:
Dentre os gêneros americanos de Macrotomini, Mallodon é aquele com maior distribuição geográfica e que apresenta maior dificuldade de caracterização de suas espécies, muito semelhantes no aspecto geral e, freqüentemente, muito variáveis intraespecificamente
Você está correto quanto à análise do comprimento das mandíbulas. Esta diferença pode ser observada aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário