segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Ciclo de Mariposa Urodídea em Minas Gerais

Cesar, tudo bem? Achei esta lagartinha pequena (1,5 cm) e multicolorida. Procurei algo sobre ela e não encontrei nada. Ela se alimentava de folhas de uma árvore de frutinhas para passarinhos, e quando encostada, ficava pendurada por um fio de seda. Tem noção da figurinha? (OBS: A folha que ela esta na foto não é a que a encontrei. Pois ali dentro tem uma lagarta hesperiidae!)

Obrigado Cesar.
Marcelo Brito de Juiz de Fora, Minas Gerais.
Eu tenho a impressão que ela é Erebidae, mas também não tenho palpite de um grupo dentro disto. Em textura, coloração e tamanho, ela me lembra uma larva de joaninha.

Atualização Jan/2.016: Cesar, o ciclo desta lagarta completou e aqui eu mando as fotos da pupa e da mariposa. Será que facilitou? Valeu!
Marcelo, creio que este é um grande registro pois, através da aparência do casulo cheguei em Urodidae, uma família pequena, temos apenas dois gêneros Urodus e Spiladarcha e eu não encontro uma única imagem sequer de larvas da família inteira, a não ser neste artigo sobre o gênero Wockia. Suponho que esta seja uma Urodus, mas acho difícil de garantir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário