segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Variação de Cor e Cuidado Maternal em Antiteuchus spp.

Cesar, encontrei esses 3 Antiteuchus na mesma planta. Aqui nós temos, possivelmente, 3 especies diferentes. Que acha? Mas eu tenho desconfiança de que o mais escuro, o terceiro, é macho, você tem algum conhecimento sobre cuidado paternal em Antiteuchus? O que tá pegando é a coloração dos ovos, se o terceiro é macho do segundo, uma suspeita, os ovos teriam que apresentar a mesma coloração, e não é porque os ovos do segunda estão mais velhos, as cores dos ovos do segundo são sempre rosadas.
Kel de Cariacica, Espírito Santo.
Kel, todos os artigos e livros que encontro falam apenas em cuidado maternal em Antiteuchus spp. (Pentatomidae: Discocephalinae: Discocephalini; 1, 2, 3, 4) .

A variação de coloração é realmente grande nestes exemplares e daria até pra supor que 2 e 3 são a mesma espécie, mas 1 é muito diferente e consideravelmente maior. Não encontrei nada sobre variação intraespecífica, mas encontrei nesta revisão do gênero:
As fêmeas de uma grande parte das espécies apresentam dimorfismo sexual, sendo mais claras e apresentando um padrão de coloração variegado, enquanto os machos são uniformemente escuros. Esta variação na coloração associada a falta de características diagnósticas na morfologia externa, impede que as fêmeas da maioria das espécies sejam identificadas com segurança.
Parece difícil de saber o que concluir quando o indivíduo é escuro e variegado.  Minha opinião é que sejam todas fêmeas, possivelmente de duas espécies diferentes, com variação de cor. E que a variação na coloração dos ovos é normal.

Atualização - Kel: Olha esse, peguei no projeto, tbm é do meu quintal, os ovos estão amarelados e nao tem as manchas pretas laterais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário