terça-feira, 10 de novembro de 2015

Burrinhos no Distrito Federal

Olá!
Sou o Vinicius Marra e encontrei este inseto nos pés de tomate, em Sobradinho-DF, que tenho na região rural daqui. Atacaram apenas o tomateiro.
Têm comido as folhas e suas fezes são depositadas em toda a planta, inclusive nas frutas.
Você consegue identificar? Sabe qual é o controle mais natural?
Obrigado.
Marrento de Sobradinho, Distrito Federal.
Olá, Cesar! Encontrei esses besouros se alimentando de folhas de samambaia no Jardim Botânico de Brasília. Note que o abdome é maior que os élitros. Possui os limites brancos no corpo, dando um aspecto "zebrado". As patas também possuem marcas brancas. Machos e fêmeas eram iguais (haviam dois indivíduos copulando em outra folha), com uma ligeira diferença de tamanho apenas. Procurei mas não encontrei algo similar pela internet ou no blog. Se conseguir identificar algo sobre esse bicho, por favor, pois é a primeira vez que vejo a espécie e fiquei curioso, hehe. Abraço!
Rodrigo Conte de Brasília, Distrito Federal.
É muito interessante ter recebido muito próximo os dois pedidos de identificação de Epicauta spp. (Meloidae: Meloinae: Epicautini), aparentemente duas espécies diferentes, podem ser E. suturalis e E. vidua.

Recebem nomes diferentes como arrebenta-bois (estes causam acidentes com gado, veja pág. 8 deste artigo), vaquinha-das-solanáceas, burrinho-da-batatinha, cantárida, angolinha.

Este artigo e esta tese falam sobre controle natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário