quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Mosca taquinídea parasitando pupa de borboleta

Oi, Cesar, tenho uma mosca a ser identificada. A história por detrás dela é meio longa, então senta aí e não me atrapalhe. :D Começou quando minhas Dione juno estavam morrendo misteriosamente. Fiz várias investigações e não chegava a um motivo certo, pensei em vírus, fungos, bactérias.... Até que um dia encontrei, em um site de língua inglesa, uma foto de dezenas de lagartas caídas mortas, lagartas que foram parasitadas por moscas Tachinidae. Passei a observar as Dione, se havia ovos de moscas grudados nelas, mas nunca encontrei nada. E as Dione continuavam a morrer estranhamente: quando chegam no ultimo instar, não conseguem empupar e morrem molengas.

Um dia, descobri 9 Dione empupando, depois do insucesso de mais de 10 gerações que eu acompanhei, aquelas estavam conseguindo empupar. Recolhi as 9 e mantive em cativeiro. Uma semana depois, emergiram 4 Dione, perfeitas. Mas 4 morreram, as pupas simplesmente apodreceram e quebraram em um segmento do abdome, por onde elas se movem quando são incomodadas. E, de uma, a última das 9, emergiu uma larva branca, gorda. Eu não tive tempo de fotografar a larva, ela empupou rapidamente, é incrível isso. Duas semanas depois, exatamente hoje, a moca nasceu. Fiz pesquisas, e tenho certeza que se trata de Tachinidae.

Então, tenho varias questões. Pode ser esse o motivo das Dione estarem morrendo? Alguma defesa da lagarta faz com que ela morra para que o parasitoide não se desenvolva. Tipo um suicídio? A mosca parasita a pupa ou lagartas? Se ela parasita pupa, então não é esse o motivo pelo qual as lagartas estão morrendo? Essa mosca tem ovipositor, se ela parasita a pupa? Se ela parasita a lagarta e não a pupa, como o ovo faz para sobreviver dentro da lagarta em metamorfose? Ele não deveria ser dissolvido? Talvez a lagarta morra por algum conflito entre as defesas dela e algum vírus do parasitoide para inibir as defesas da lagarta.
Kel de Cariacica, espírito Santo.
Kel, eu não consigo ajudar nem indo além na identificação, talvez algum leitor possa comentar. Tentei correr a chave da MoschWeb, mas não eliminei muita coisa. Na parte do ovipositor havia uma parte que faz parte de suas dúvidas: "ovipositor lacking a piercing organovipositor with a piercing organ", deixando claro que as duas possibilidades são possíveis em Tachinidae.

O que consegui além disso é que alguns taquinídeos depositam os ovos em folhagens, a larva permanece na folha até encontrar um hospedeiro. Esta página contém um texto dedicado a taquinídeos imaturos, mas me pareceu que ele mais descreve do que fala sobre sua biologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário