quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Escorpião no Paraná

Olá, meu amigo achou aqui perto de casa esse escorpião das fotos. Moro no paraná, quase fronteira com Santa Catarina. Ele tem cerca de 5/6 centímetros, acredito ser uma fêmea ao julgar pelo abdômen e pelas pectinas que são lisas e não parecidas com um pente de cabelo. Foi achado na sala da casa dele, não é a primeira, nem a segunda vez, estava junto com um filhote, porém estava morto quando fui buscar. Gostaria de de saber se é o Tytus bahiesis ou o Tytus serrulatus. Tenho outras duas dúvidas também: O veneno dele é muito perigoso? Os filhotes já nascem venenosos ou demoram para produzirem o veneno?
Hadesrafael Francisco, do Paraná.
Hades, assim pela transparência do vidro, ele parece ter a coloração uniforme e nenhuma das espécies costuma ser assim. Pra mim está mais pra T. bahiensis que deve inclusive ser mais comum na região, mas há muitas outras espécies, como T. brazilae e T. costatus,

O escorpião amarelo e o marrom têm veneno potente. Não sei falar sobre a potência da peçonha de um animal imaturo, mas nesta discussão argumenta-se que eles podem "não ter controle da quantidade de peçonha que injetam" e acabar usando mais que um adulto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário