terça-feira, 15 de setembro de 2015

Mariposa Thyrinteina em Minas Gerais

Olá Cesar! A minha rua está cheia dessas mariposas, gostaria de saber qual é a espécie dela e se possível porque tem tantas dela. Sou de Nanuque Minas Gerais.
Um forte abraço, adoro seu site.
Ariane Gomes de Nanuque, Minas Gerais.
Ariane, pelo pedido feito nesta postagem, você chega perto desta fêmea de Thyrinteina arnobia (Geometridae: Ennominae). De vez em quando acontecem estes desequilíbrios, por fartura de alimento, escassez de inimigos naturais, mas a tendência é que se restabeleça.

Este artigo fala da diferença de comportamento de fêmeas alimentadas (em estágio larval, são mede-palmos) com eucalipto e goiabeira; esta página mostra os machos, pequenos e de asas pardas, em contraste com uma fêmea e este outro artigo mostra um indivíduo com ginandromorfismo bilateral.

Se a Nana nos responder nesta postagem, talvez possamos ter uma melhor noção da abrangência da região onde estas mariposas estão aparecendo.

Obrigado, Ariane.


Atualização Nov./2.017: Daniel Ama Alice: Boa noite a todos.

Realmente a Thyrinteina Arnobia nessa Região tem fartura de alimento,
No caso da Ariane que mora em Nanuque, o principal alimento dessa lagarta parda são as folhas das plantações comerciais de eucalipto, das empresas SUZANO, FIBRIA e FOMENTADOS que cercam a cidade mineira em questão.

Espero ter ajudado.

Qualquer coisa estou à disposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário