sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Aranha Gigantesca no Pará II

Finalmente encontrei uma imagem! 

Explicando: Há um ano, mais ou menos, eu encontrei esse site pela primeira vez, e mandei um relatório completo sobre uma aranha gigantesca que eu encontrei atravessando uma estrada em Marabá, no estado do Pará. Houve bastante discussão. Como não tinha nenhuma foto como prova, só um desenho comparativo do seu tamanho, por fora só faltou alguns usuários me chamarem de louca. Questionaram se isso foi no Brasil mesmo (pelo amor de Deus, Pará é aonde, meus amigos?), se não era um caranguejo, se eu não tinha imaginado tudo... 
Agora tenho a imagem para provar que não, não estou louca e que a aranha gigante existe. E é no Brasil SIM! Mais precisamente em todo o território da nossa Amazônia. E acreditem, ela é bem comum. 

Passado o momento-desabafo, vamos à parte importante: Basicamente, essa gigante é conhecida como Aranha Golias (o nome científico é Theraphosa blondi). Pode ficar maior do que um filhote de cachorro (a que eu vi era), e apesar de sua estatura intimidadora, é uma aranha muitíssimo pacífica e tranquila (isso também foi comprovado, não só pelo corajoso da foto mas pela "minha" aranha, que passou na frente do nosso carro sem sequer acelerar o passo ou se assustar com o ronco do veículo). 

Como a Armadeira e outras aranhas grandes, ela também pode vir de várias cores, com mais ou menos pêlos por seu corpo, e a "minha" aranha era mais escura do que essa da imagem. Era muito lustrosa e brilhante, com os anéis amarelos bem mais pronunciados. Tanto que minha impressão sob a luz dos faróis do carro era que ela não tinha qualquer pelagem. 

Esclarecido isso... César, por favor entenda que estou colocando isso não apenas para provar meu ponto de vista, mas como uma prova da existência de uma espécie pouquíssimo estudada infelizmente, sobre a qual eu não encontrei muitos dados (apesar de ser conhecida e até comum na Amazônia, biólogos daqui têm muito pouco contato com ela, e acredite, muitos afirmam que ela simplesmente não existe - já encontrei vários deles, para minha infelicidade). Espero que a informação ajude a desenvolver ainda mais seu vasto conhecimento sobre o mundo desses animais fantásticos que tanto fascínio e pavor são capazes de provocar, e que a cada dia aparecem novos, normalmente quando menos esperamos. 

Um grande abraço!
Ana Regina de Sousa Martins de Mogi das Cruzes, São Paulo.

Cesar: Ana, não vou postar a imagem pois não temos o direito, mas coloco um link para onde ela pode ser encontrada, quase todas as fontes a identificam da mesma forma. É um pouco confuso você dizer que sua aranha era uma Teraphosa blondi hoje, em agosto de 2015, quando na postagem original eu usei um vídeo dela, inclusive corrigida pelo Pedro Alvares nos comentários, ainda em outubro de 2013; era a mesmíssima espécie, T. blondi (Theraphosidae: Theraphosinae). Se muito esticada, as maiores podem ser maiores que a boca de um balde pequeno, não pode chegar a um palmo de altura e ser maior que um cachorrinho pode não ser tarefa difícil. É como se você admitisse que todos estávamos certos. O tamanho do bicho nesta imagem não parece condizer com seu tamanho real (a menos que a mão da pessoa seja muito pequena) e veja como a mesma imagem é usada com a informação de ser australiana. Esta não é uma espécie pouco conhecida, ela é usada como animal de estimação e há estudos sobre elas disponíveis: 1, 2, 3, 4... Por favor entenda que imagens encontradas na internet não provam muita coisa. Hoje (e pelo menos a partir de 1993), dinossauros são vistos contracenando com humanos em vídeos e de forma extremamente convincente. O tamanho de Theraphosa blondi pode ser visto nestes vídeos:
O link usado ainda explica que esta é a maior aranha de corpo (é assim que se medem oficialmente as aranhas), em envergadura de pernas, é a Heteropoda maxima (Sparassidae):
Eu não posso dizer que você mente, Ana. Mas eu posso dizer que a aranha que você descreve excede e muito o tamanho de qualquer espécie conhecida e que é difícil uma espécie deste porte passar despercebida, por isso qualquer pessoa sugerirá ou que o tamanho foi superestimado, ou que outro bicho foi visto e confundido com uma aranha, isto não é uma forma de te desacreditar, mas de tentar solucionar o problema. Este artigo nos dá uma boa ideia da fauna paraense e cita bastante esta espécie. Pode-se procurar uma por uma, não há espécie semelhante conhecida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário