segunda-feira, 27 de abril de 2015

Picada de Viúva Marrom no Piauí (e coleta de uma em São Paulo)

Fui picado por uma aranha que estava dentro de um buraco em uma cadeira, não senti muita dor na hora, mas ao ver ela direito eu fiquei preocupado ao fato de ela ser uma espécie que eu nunca havia visto, preocupado eu tomei polaramine líquido logo no primeiro minuto e passei pomada anti alérgica no local da picada, depois de aproximadamente 8 horas senti calafrios e começou uma dor intensa, continuei tomando polaramine e passando a pomada, depois de umas 12 horas suei constantemente, muito suor, anormal, e depois que o suor passou a dor se estendeu por uns 3 dias, mas agora não sinto mais nada, nem ficou hematoma, tirei uma foto e queria saber que espécie se trata, tem como você me ajudar a descobrir que espécie eu essa e se eu corri algum risco ou foi mais psicológico , grato,
Ítalo Dias Barros de Teresina, Piauí.
Ítalo, eu acho aconselhável procurar um  médico ao invés de se automedicar desta forma. Você foi picado por uma aranha viúva-marrom Latrodectus geometricus (Theridiidae), o veneno é de ação neurotóxica e este é o terceiro registro de picada no Insetologia (1 e 2). Tendo falado contra a automedicação, vejo que os sintomas relatados foram menos significativos do que o dos outros, com dores abdominais e na virilha, enjoo e vômito.

Esta espécie é muito comum e só pica nestas condições, estando na roupa, se encostando, sentando em cima. Semana passada coletei uma com ovos no portão da minha casa e estas são as imagens:

Fêmea com ovos em comparação com o tamanho do dedão. A aranha não era tão visível por causa da teia, ficou mais visível na foto por causa do flash.
Na segunda e terceira, mesmo tendo removido a teia, ela permanece no local, mais encolhida no canto.
Na quinta foto, tendo removido os ovos e recolhido dentro de uma meia garrafa PET cortada (ela fica aqui, já foi usada para coletar até uma armadeira), a aranha ainda permanece no local e não esboçou agressividade alguma. Na sexta foto ela já está no gargalo da garrafa, dentro da tampinha, junto aos ovos.
Na sétima foto eu a soltei em um local longe de residências, junto com os ovos. Ao soltá-la, ela se fingiu de morta (tanatose) e está de barriga para cima. Não está bem focada, mas pode-se ver o desenho de ampulheta cor de laranja, característica do gênero.

ps.: Vi hoje que há pelo menos mais duas no portão, ainda não recolhi...

Nenhum comentário:

Postar um comentário