quarta-feira, 15 de abril de 2015

Insetos de São Paulo

Olá Cesar bom dia!

Encontrei esses dois insetos no mesmo dia e no mesmo local em minha casa, qual seja, na área gourmet. Como me mudei para esta casa há pouco menos de 1 mês, e por se tratar de casa nova, meu quintal estava cheio de mato e no dia de ontem uma empresa capinou o quintal e colocou grama. E hoje apareceram esses dois bichos estranhos rs. O vermelho possui uns espinhos nas costas e o verde possui além da cor diferenciada, uma espécie de pinça na traseira. Estou um pouco apreensivo porque possuo 2 cachorros e 4 gatos que adoram caçar pequenos bichos e tenho medo destes serem perigosos. Há algum risco? Obrigado pela atenção!

Abraço

Arnaldo Neves de Lorena, São Paulo.
Arnaldo, o inseto vermelho é um percevejo-predador da família Reduviidae, suponho que Ricolla sp.. (Harpactorinae: Harpactorini) não é um bicho perigoso, mas um predador benéfico que, porém, sabe se defender com seu aparelho bucal de predador.

O segundo parece ter perdido as duas pernas traseiras, suponho que seja uma inofensiva ninfa de esperança Tettigoniidae: Conocephalinae: Conocephalini, incapaz de fazer qualquer mal com seus cercos abdominais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário