sábado, 14 de março de 2015

Maria-Fedida Predadora no Espírito Santo

Cesar, as imagens são pequenas, pois eu não tenho acesso as originais, estou com problemas no meu antigo computador, onde estão minhas fotos. Eu pesquisei bastante os percevejos predadores da subfamília Asopinae, mas não há nenhum igual a esse, com essas bandeiras nas pernas dianteiras. Para que serviriam essas bandeiras? O tamanho do inseto é de uns 8 mm, talvez menos. Na planta onde eu o encontrei ele estava predando larvas pequenas não identificadas. Alias, dentro dessa mesma postagem, nos comentários, eu vou enviar fotos dessas larvas e de um besouro que suponho ser o adulto dessas larvas. A planta é Cordia curassavica. Obrigada.
Kel de Cariacica, Espírito Santo.
Kel, com toda a certeza esta é uma maria-fedida-predadora Pentatomidae: Asopinae. Recentemente nós vimos o quão difícil é identificarmos insetos neste grupo, pois nos falta referências fotográficas.

A dilatação nas tíbias dianteiras não é estranha em Asopinae, como podem ser vistas neste exemplar e inclusive pode ser característica para determinação da subfamília, como consta o item 1 da chave neste documento, 4ª página, numerada como 226:
Primeiro segmento do rostro robusto e se estendendo bem além das búculas, ou as tíbias anteriores foliáceas; processos da taça genital (placa pigoforal) localizados na reentrância de cada parâmero....... Asopinae
ou ainda na página seguinte:
Em geral o rostro é mais longo do que as búculas; quando contido entre as búculas, as tíbias anteriores são foliadas (por exemplo Heteroscelis Latreille).
E é justamente este gênero citado, Heteroscelis, que me parece combinar melhor com seu exemplar, veja as imagens de H. denieri e H. lepida (32ª pág., nº84).

Eu não sei qual a vantagem das tíbias dianteiras (foliadas ou foliáceas), mas como conjectura, talvez este percevejo de frente, possa ser confundido com um inofensivo coreídeo visto por trás.

Atualização Abr/2.017 - Kel: Cesar, Heteroscelis servillei, identificado por Ricardo Brugnera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário