sexta-feira, 20 de março de 2015

Larva de Neuróptero no Paraná

Olá! Fui picado (mais de uma vez), na minha cama, por um bicho pequeno, que parece uma traça, mas que não tem aquelas antenas longas, e nem um "rabo" longo como uma traça normal. Ele tem 6 patas, e tem duas mandíbulas pequenas. As patas ficam no corpo, e para trás tem uma bunda um pouco longa, que ele dobra um pouco para os lados, para cima ou para baixo, enquanto se movimenta. A picada dele dói um pouco na hora, como uma agulhada,e depois incha e coça bastante. Ao menos em mim, ficou dias inchado, vermelho, e coçando muito. Geralmente recebi umas 3 mordidas, uma próxima da outra. O bicho não pula nem voa. Ele anda e consegue aderir à parede e ao teto (coloquei dentro de um potinho e pude observar). Não consegui fazer fotos boas por não ter uma câmera. Vou tentar pegar uma câmera com zoom melhor emprestada para fazer outras, mas de todo modo seguem as que fiz com meu celular! Muito obrigado!
Thomas de Curitiba, Paraná.
Thomas, esta é a larva de algum inseto da ordem Neuroptera, provavelmente Chrysopidae, talvez Hemerobiidae.

Eles são insetos benéficos, predadores, foi por acaso que apareceu na cama e te picou. O ideal é coletá-lo e colocá-lo nas plantas, onde ele possa se alimentar de insetos nocivos a elas.

Como aparentemente ele picou e conseguiu romper a pele, eu recomendo lavar bem o local com água e sabão após a picada. Quando adulto ele voará muito bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário