terça-feira, 31 de março de 2015

Lagartas de São Paulo

Ontem encontrei na casa da minha vó um casulo gigante, de mais ou menos 10 cm feito de galhos de pinheiro, com uma lagartinha saindo de dentro pra comer folhas, e de alguma maneira ela conseguia fazer com que a boca do casulo fechasse quando ela quisesse. 

Mais tarde encontrei uma lagarta do mesmo tipo no gramado, listrada e com um ferrao preto na bunda. Gostaria de saber que tipo de borboleta / mariposa ela irá se tornar, e se ela é venenosa. Em caso de picada, como minha vó deve proceder?
Júlia de Campinas, São Paulo.
Júlia, a lagarta dentro do casulo é um bicho-do-cesto da família Psychidae, os machos se tornam mariposas adultas normais, as fêmeas de muitas espécies não criam asas e podem permanecer dentro da estrutura. A lagarta na segunda imagem não tem relação alguma com a primeira. O apêndice no fim do abdome não é um ferrão e não representa perigo algum, eles caracterizam as lagartas da família Sphingidae, no caso, uma Isognathus sp. (Macroglossinae: Dilophonotini), você pode ver o ciclo completo neste artigo.

Lagartas não picam, estas não queimam, não há cuidado algum pra se tomar com elas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário