sábado, 17 de janeiro de 2015

Vespa Pedinopelte Nascida de Crisálidas de Rosa de Luto em Santa Catarina

Ola Cesar,td bem...olha ,tenho uma duvida talvez possas me ajudar..nos casulos das borboletas rosa de luto ocorreu algo diferente ...nasceu deles esse insetinho preto com umas manchinahs amarelas nao de tds os casulos mas de alguns...e qdo fui verificar ..os casulos tem um pequeno furinho na lateral e estavam vazios..gostaria de saber pq ocorreu isso de que forma que num casulo de lagarta nao nasce a borboleta mas sim...outro inseto...obg por mais essa ajuda...um abço, 
Marie de Itapema, Santa Catarina.
Marie, as crisálidas foram parasitadas por uma vespa da família Ichneumonidae e eu creio que dá pra chegar na espécie. Costa Lima em Insetos do Brasil no diz (pág. 28 do documento; nº 31:

"Das espécies desta subfamília (Ichneumoninae) uma das mais interessante, sob o ponto de vista econômico, no Brasil e países circumvizinhos, é Pedinopelte gravenhorsti (Guérin, 1846) (fig. 5), Fig. 5 - Pedinopelte gravenhorsti (Guérin, 1838) (Ichneumoninae). que se cria em lagartas de Papilio anchisiades capys (Vid. SCHROTTKY (1910) e SILVA, 1935)."

Estas eram mesmo rosa-de-luto ou poderiam ser P. astyalus?

Atualização Out/2021: Graças a um comentário de Marcelo Brito, o nome válido da espécie deve ser P. gravenstii.

Nenhum comentário:

Postar um comentário