quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Queimadura por Besouro Carabídeo no Paraná

Olá boa noite... 
Estava na cozinha...quando este bicho veio voando pela janela..e acertou meu rosto..na região do olho..doeu muito..ardeu..senti até meu lábio superior arder..um cheiro forte..que só passou com muita água corrente... 
Já faz mais ou menos 1 hra que aconteceu...ainda arde muito..sensação de queimadura..não consigo encostar na região...está inchando...e ficou bem vermelho..até um pouco roxo... 
Estou com medo que seja um bicho venenoso..não sei se devo procurar um medico ou se é uma reação normal.. 
Agradeço a atenção..
Vivian de Curitiba, Paraná.
Vivian, este é um besouro da família Carabidae (Coleoptera: Adephaga). Esta é uma família muito difícil por que espécies diferentes se parecem muito, mas ele me parece mais as espécies de Harpalinae.

Talvez não seja má ideia procurar um médico por ser na região dos olhos, mas não tenho notícia de nenhuma reação duradora por causa destes besouros. Eles são, em geral, predadores benéficos e vorazes, mas a maioria têm uma defesa cáustica e fétida. Celso Godinho em Besouros e seu Mundo, pág. 158:
"...mas os carabídeos, quase sempre, quando ameaçados ou atacados, segregam e esguicham sobre seus inimigos, substâncias líquidas corrosivas, de odor nauseabundo que, em contato com a pele humana, produzem sensação de aquecimento, às vezes irritação (ardência ou prurido), podendo em alguns casos, produzir, na parte afetada, uma pequena mancha temporária marrom ou violácea e até mesmo ulcerações e queimaduras de segundo grau."
O exemplo clássico da química destes besouros são os besouros-bombardeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário