segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Percevejo Predador em Brasília

Estava no quintal da minha casa, que é um local com grama, pedras, árvores e outras plantas, hoje, às 12h30, quando encontrei o inseto na lombada do meu cachorro. Parecia que ele estava picando meu cachorro. Matei o inseto e pareceu que saiu algum sangue dele. Na tenho certeza, mas o voo dele parecia mais lento, mais lento que um pernilongo, por exemplo. 
Estou com muito medo de ser um mosquito-palha e dele ter transmitido leishmaniose ao meu cachorro. Isso, ainda que meus cachorros (tenho outro) sempre utilizem a coleira scalibor, e ainda que sempre troco a coleira com 3 meses de uso. 
Desde já agradeço.
Flora de Brasília, Distrito Federal.
Flora, este bicho é um percevejo-predador da família Reduviidae. Se procurarmos parentesco com algum bicho nocivo, ele é da mesma família dos barbeiros, assim como os mosquitos-palha são da mesma família que as moscas-do-banheiro, que são inofensivas. Este me parece uma espécie de Zelus (Harpactorinae: Harpactorini), são insetos benéficos, predadores, não é impossível que piquem, mas não sugam sangue, não são vetores de doenças e sua picada dói, não é quase imperceptível como a de um mosquito, se seu cachorro estava tranquilo com o bicho em cima, não parece que tenha sido picado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário