terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Louva-a-Deus Photiomantis no Rio Grande do Norte

Encontrei esse louva-a-deus em um cajueiro, numa casa de praia, não entendo muito deles, mas andei pesquisando e cheguei em um gênero "Acontista", só que todas as fotos que eu vi dos louva-a-deus desse gênero eles eram verdes e esse tem uma coloração meio esbranquiçada, seria um louva-a-deus albino?
Ítalo de Natal, Rio Grande do Norte.
Ítalo, alguns insetos, como as baratas, têm coloração pálida assim que realizam a ecdise. Outros podem variar em coloração, para se adaptar de acordo com o ambiente em que vivem. Vejo que existem espécies de Acontista bem pálidas, mas não sei se é o caso, estou contatando César Favacho para sabermos mais sobre este bichinho.

César Favacho - Eu Amo Louva-a-DeusÉ a coloração natural mesmo. Existe a variação amarela e a verde.Trata-se de uma fêmea adulta de Margaromantis planicephala.

Cesar (Insetologia): Pesquisando por sinônimos, Rehniella planicephala (Photinaidae/Mantidae: Photinainae: Photinaini) encontrei excelentes imagens para comparação aqui e aqui. Reniehlla, parece estar em conflito com um gênero de grilos (1 e 2).

Atualização Abr/2.016 - César Favacho: Atualmente o nome Margaromantis virou sinônimo de Photiomantis ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário