quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Bicho-Pau Prisopus no Rio de Janeiro

Olá, em uma das minhas viagens à Ilha Grande no RJ me deparei com o seguinte inseto na fotografia a seguir, porém nunca consegui descobrir qual é, ele estava localizado num eucalipto e a foto foi realizada no final de dezembro. Gostaria, se possível, de saber qual é esse inseto que julguei ser tão atípico... 

Desde já agradecido, 
Guilherme Augusto de Oliveira Galindo de Campinas, São Paulo.
Guilherme, de fato, não é todo dia que se vê um destes. Trata-se de um bicho-pau do gênero Prisopus (Pridopodidae: Prisopodinae: Prisopodini).

Conheço, apenas a seguinte observação, feita pelo Eng. Agr. Aristoteles Silva, referente a um Prisopus que determinei como P. ohrtmanni.
"A 5 de Julho do ano passado recebi do Sr. Clarindo Alves Lage, um Fasmideo, apanhado sobre Eucalyptus citriodora do Horto Florestal (Rio de Janeiro). O referido inseto, denominado vulgarmente bicho-páu, tem a coloração identica á dum liquem, mimetisando assim os galhos sobre os quais seu corpo, que é concavo na parte ventral, se adapta perfeitamente. Os femures dos 3 pares de patas são muito dilatados e apresentam-se achatados, justamente para melhor se adaptarem e confundirem com o tronco ou ramo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário