quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Besouro Ripiforídeo no Espírito Santo

Olá, Cesar! Encontrei esse inseto ano passado, acho que em Março. Não consegui nenhuma outra foto, ele estava a mais de 1 metro de distancia da minha mão, em um galho de Cordia curassavica. Eu tentei puxar o galho para baixo, mas isso espantou o inseto e ele sumiu. No PN, identificaram ele como shining fungus beetle, 
Staphylinidae, Scaphidiinae. Mas não fiquei satisfeita com essa ID. Ainda acho que ele é do gênero Metoecus sp., tem cerca de 1 cm e um grande ovipositor. 

Abraços.
Kel de Cariacica, Espírito Santo.
Kel, estou contigo que este seja um besouro da família Rhipiphoridae (= Ripiphoridae; novo para o Insetologia). Este documento fala que M. paradoxus, parasitoide de vespas, foi "possivelmente introduzido" nos EUA e Brasil. Com "possivelmente introduzido", eu não sei se o autor se refere a uma certeza de ser encontrado por aqui, e uma possibilidade de ser introduzido, ou uma possibilidade de ter sido introduzido, sem a certeza de ocorrerem aqui, mas estou com dificuldade em encontrar qualquer outra referência sobre sua presença (ou outra espécie do gênero) por aqui.

Eu acredito que uma fêmea de Macrosiagon (Rhipiphorinae) possa ser uma melhor opção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário