quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Aranha Caranguejo Gigante Olios na Bahia (+ como pesquisar no Insetologia!)

Oi Cesar. Parabéns pelo blog. Muito interessante. Só que seria muito útil ter um índice para ordenar as espécies. 

Apareceu na minha cozinha uma visitante. Uma aranha verde. Acho que pouso ter saído da sacola da alface, ainda que onde mouro temos muita mata e natureza. Poderia identificar a espécie por favor? 

Muito obrigado.
Jorge Sánchez de Porto Seguro, Bahia.
Jorge, ela aparenta ser uma bonita Olios sp. (Sparassidae). Aranhas desta família são às vezes grandes, mas são tranquilas e não são perigosas. Esta perdeu a primeira perna do lado direito.

Obrigado pelos parabéns! Quanto ao índice, talvez eu não saiba exatamente como seria a ideia. Nós temos duas formas de se chegar ao bicho que se procura. Na coluna esquerda, nós temos uma lista com quase 100 marcadores diferentes que levam para as classes, ordens ou famílias, dependendo do tipo de bicho. Abaixo do título do Insetologia, segundo item, nós temos a seção "Identifique Você Mesmo". Nela você tem acesso, por exemplo, à página de aranhas que, inclusive, eu atualizei recentemente. É interessante pesquisar bastante pelos links desta seção, o Insetologia já está chegando perto de 4.000 postagens, apesar de haver muitos bichos repetidos, há também muitos registros únicos, bichos que você só encontrará aqui.
Agora, se a ideia é uma lista, espécie por espécie, em ordem alfabética, devo dizer que isto é impraticável. Só de aranhas já devemos estar perto de 4.000 espécies descritas no Brasil.

Atualização 30/01/2.015: Como bem lembrado pela Flora, não nos esqueçamos da pesquisa com imagens, que retora todos os resultados de um termo procurado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário