segunda-feira, 30 de junho de 2014

Formiga de Estalo no Ceará

Olá Cesar, fotografei uma formiga que acredito ser a Odontomachus bauri, estou correto? Obrigado e até mais!
Lucas Laybs de Paraipaba, Ceará.
     Lucas, eu concordo que esta seja uma formiga-de-estalo do gênero Odontomachus (Formicidae: Ponerinae: Ponerini), mas não sei dizer se podemos assegurar um nome de espécie para ela.

Mosca Predadora no Espírito Santo

Cesar,
Segue mais um registro feito na Área de Preservação Permanente Lagoa Encantada.
Wilermam de Vila Velha, Espírito Santo.
     Wilermam, esta é uma mosca-predadora da família Asilidae, suponho que um macho de Triorla interrupta (Asilinae). O bicho é tão voraz e eficiente que captura outros predadores, bem maiores do que ele, em pleno voo!

Aranha Leucauge na Paraíba

Aracnídeo com corpo branco e intervalos pretos com particularidades douradas, patas verdes.
Yorran Montenegro de Campina Grande, Paraíba.
      Yorran, esta me parece uma Leucauge sp. (Thetragnathidae), se não confirmar, eu gostaria de ver a dorsal da aranha, de preferência sem a transparência do vidro.

     Acabo de notar uma coisa: para ver todas as aranhas deste gênero registrados no Insetologia, é preciso pesquisar por Leucage e Leucauge, está quase parecendo que as duas grafias são aceitas, o Google mostra
Aproximadamente 60.700 resultados (0,18 segundos) para Leucage e Aproximadamente 48.600 resultados (0,17 segundos) para Leucauge, mesmo assim prefere a segunda (Exibindo resultados para leucauge
Em vez disso, pesquisar por leucage). Bugguide tem as duas grafias em uma mesma página.

Aranha Vermelha em Brasília

Ola Cesar,
encontrei essa pequena aranha em meu apartamento aparecem muitas igual a essa inclusive ja encontrei debaixo da minha cama gostaria de saber se e perigosa !
Clara Medeiros de Brasília, Distrito Federal.
     Clara, esta é uma fêmea de aranha-vermelha-doméstica Nesticodes rufipes (Theridiidae). Assim como a aranha-cuspideira do começo do mês, ela é reconhecida como predadora das aranhas-marrons e, embora tenhamos uma acusação de picada com consequências para uma criança, esta aranha é considerada inofensiva para humanos.

Maria Fedida Proxys no Ceará

foi fotografado a noite, estava voando ao redor da minha lâmpada do quarto.
Cris de Fortaleza, Ceará.
Cris, seu pedido chegou com diferença de dois dias do pesido do José, também do Ceará e eu acredito que seja a mesma espécie, um percevejo-fedido Proxys punctulatus (Pentatominae: Carpocorini), pelo que dá pra ver dos padrões das antenas, é um reforço à identificação da espécie.

Atualização Abr 2015: A espécie deve ser, na verdade. P. albopunctulatus.

Percevejo Predador em Brasília

Olá Cesar,
Eu encontrei esse inseto num parque aqui em BsB, ás margens de uma lagoa agora em julho,eu espetei porque vou usa-lo na minha caixa entomológica.Gostaria de saber pelo menos a ordem e família.Espero que as fotos estejam boas ,ha eu tbm quebrei uma patinha dele.
Grata pela ajuda!
Ilana Sarah dos Santos Oliveira de Brasília, Distrito Federal.
Ilana, posso brincar um pouquinho? Você irá encontrar a resposta uma vez nas dez últimas postagens e mais uma vez nas dez anteriores.
Game on!

Traça de Livros em São Paulo

Sempre encontro esses bichinhos na minha casa, suponho que eles venham do porão. Eles aparecem a qualquer hora do dia e gostam de ficar sempre nos cantos, as vezes também os encontro nos riscos da parede que tem grafiato.
Juliana de São Paulo, capital.
     Juliana, esta é uma traça-dos-livros da família Lepismatidae (Zygentoma, ant. Thysanura) e me parece Ctenolepisma sp., consideravelmente maior que as mais comuns (Lepisma spp.) e podem viver até oito anos!
     Estes bichinhos podem viver e danificar papéis e tecidos estocados e infestar alimentos ricos em amido. Umidade e frestas são mesmo atraentes para elas. Este site ensina métodos naturais de controle que poem funcionar.
     Para nós, elas não representam perigo algum.

domingo, 29 de junho de 2014

Provável Aranha Armadeira no Amazonas

Olá, encontrei essa aranha ontem a noite em minha casa, gostaria de saber se ela oferece algum perigo para minha familia, obrigado.
Jorge Luís de Humaitá, Amazonas.

      Jorge, esta é uma aranha da família Ctenidae e eu gostaria de vê-la com mais clareza. Tem jeitão de armadeira, a armadeira amazônica Phoneutria fera possui veneno muito potente.
     O gênero Ancylometes, que em geral vive próximo a fontes de água são também muito semelhantes, estas são consideradas mais tranquilas e provavelmente a picada não traz problemas além de dor.
    Em comparação como o dedo, eu diria que ela é ainda jovem.

Maria-Fedida no Ceará

Sem querer encostei meu braço nele, pois o mesmo estava rastejando nas paredes, e percebi que encostei meu braço em uma de suas pontas pois ele umas pontas pequenas mas na foto dá para notar, fiquei com medo poderia ter sido picado e fiquei achando que poderia ser barbeiro, me tira essa dúvida, desde já agradeço.
José Olavo de Horizonte, Ceará.
José, embora eu acredite que o aparelho bucal deste percevejo seja capaz de perfurar a pele humana, eu diria que seria uma façanha ser picado por ele, percevejos da família Pentatomidae costumam se defender com uma química de cheiro repugnante. Eu não tenho certeza da espécie mas, apesar de este ter uma coloração mais clara do que o comum, eu iria de Proxys punctulatus (Pentatominae: Carpocorini), que deve ter uma ampla distribuição por todo o território brasileiro.

Atualização Abr / 2.015: A espécie deve ser, na verdade, Proxys albopunctulatus.

Formigas no Rio de Janeiro

Cesar, essas são as formigas que eu citei da última vez que apareci por aqui, elas medem cerca de 3mm. Além de comer crisálidas vivas, ela também são carniceiras, como pode ser visto na imagem. Tive a sorte de acompanhar um momento em que elas pareciam estar mudando de "casa" porque havia uma imensa trilha onde elas carregavam vários ovos e pupas, e também pude observar uma formiga maior que as outras, a qual deve ser a rainha (esta parecia ter alguns ácaros foréticos em seu corpo). Sou muito leigo na identificação e nos nomes populares de formigas, mas essa se parecia bastante com as lava-pés, só que em nenhum momento me atacaram. Abraços.
André Alves de Rio de Janeiro, capital. 
André, estas formigas não me parecem lava-pés, mas eu poderia acreditar em um gênero próximo, como Monomorium (Formicidae: Myrmicinae: Solenopsidini). A sp.4 desta página lembra bastante ela e, embora M. pharaonis não costume ter a cabeça escura, nesta página elas aparecem assim. Neste caso, a rainha não me parece combinar muito, creio que o Eduardo poderá nos dar um bom palpite.

Eduardo Fox: Olhe Cesar e Andre, esta merece uma pequena explicação… Vamos abaixo. Os gêneros Solenopsis e Monomorium pertencem a mesma tribo, como o Cesar mencionou, e assim se mostram geralmente muito semelhantes. Um dos caracteres que diferencia estes com mais facilidade eh uma seta do clipeo que em Solenopsis se prolonga para alem das mandibulas -- isto nao pode ser observado nestas fotos. Julgando pelas imagens, eu diria que realmente se parece como Monomorium sp. para mim, como Cesar sugeriu, mas a espécie nao consigo arriscar (nenhuma das duas mais comuns do Brasil).
Mas vale mencionar um adendo: a maioria das espécies de Solenopsis (> 300 spp.) se constitui de formigas muito pequenas e pouco agressivas, chamadas na literatura de "formigas-ladras". O nome lava-pes ou formigas de fogo vale apenas para umas menos de 20 espécies bem maiores, que ferroam dolorosamente. Devo admitir que em uma coleta de campo peguei diversas operarias de algo que supus imediatamente serem uma Monomorium sp., (numa praia, em Kouru) e o especialista William Mackay me garantiu serem operarias jovens de Solenopsis globularia, uma formiga-ladra. Ou seja: meu palpite nessa fica em Monomorium sp., mas eu ja antes me confundi com uma destas...

Insetos Minúsculos no Rio de Janeiro

Olá, de uns meses pra cá começaram a aparecer no meu quarto um monte de bichinhos marrons pequenininhos, redondinhos que lembram uma joaninha minúscula! Eles ficam mas nas paredes e no teto, no alto. Eu não faço ideia de como eles podem ter entrado aqui, pois eu sempre estou com o quarto TODO fechado e com o ar condicionado ligado 24hrs por dia. Sempre mato uns 5 bichinhos desse por dia, e logo depois aparecem mais 5! Não consigo acabar com eles e não sei mais o que fazer! :(
Tentei tirar umas fotos, mas é difícil pois eles são super pequenos, mas segue as fotos em anexo:
Nina de Rio de Janeiro, capital.
Nina, talvez você tenha os mesmos bichinhos do Matheus e os dois possam ser identificados juntos. Eles voam?  Precisamos de imagens mais nítidas também. Se eles parecem pequenas joaninhas, pergunto se não podem ser Attagenus ou Anthrenus sp. (Dermestidae), embora o local onde eles se concentram me parece pouco provável.

 Receio que eles possam estar ligados, justamente, ao ar-condicionado.

Atualização: Aos que chegam a esta postagem, sugiro que vejam esta sobre besouros-do-fumo.

Percevejo Spartocera no Ceará

Bom dia, minha casa esta infestada com esse inseto aparentemente para mim parece um barbeiro mas não sei identifica se ele é hematofago. Por favor gostaria da sua ajuda o masi breve possivel, pois estou com medo tendo em vista a quantidade que existe. Eles estão ao redor da casa, no jardim, quintal, muro, varanda etc. Desde de já agradeço.
Priscilla de Fortaleza, Ceará.
Priscilla, este é um percevejo do gênero Spartocera (Coreidae: Coreinae: Spartocerini). Na última postagem deste bicho, também de Fortaleza, eu coloquei uma lista de plantas de onde eles podem estar vindo.

Eu não sabia que o rostro deste bicho era tão curto, isto torna a didática um pouco mais complicada pra se diferenciar hematófagos de fitófagos.

sábado, 28 de junho de 2014

Mariposa Podalia em São Paulo

Olá Cesar!
Eu estava para te enviar um pedido de identificação
de uma mariposa.
Porém observei que já havia um pedido semelhante ao meu.
Mesmo assim vou te enviar a foto para que sirva de arquivo desta espécie adulta.
Abraços, Nidia.
Obs: Já sei que é uma Podalia orsilocha (Megalopygidae)
Foto de 11/12/2013 em Piracicaba/SP
Nidia Cintra de Piracicaba, São Paulo.
    Olá mais uma vez, Lidia. É interessante o registro em localidades diferentes, pra sabermos bem onde os bichinhos ocorrem e, às vezes, até na mesma localidade, pra registrarmos onde a população é maior.

Percevejo Heza em São Paulo

Olá, encontrei hoje este inseto, tentei achar na internet mas o mais próximo que achei foi "Harpactorinae Repipta Taurus", porém as cores não batem, andando pelo sofá. É possível identifica-lo?
Douglas Regazzo Porcel de Santa Bárbara d'Oeste, São Paulo.
Douglas, você chegou bem perto na tribo Harpactorini (Reduviidae: Harpactorinae), mas o gênero é outro, este percevejo é uma Heza sp. e eu acredito que seja H. multiguttata baseado em uma ilustração e uma descrição.

É preciso tomar cuidado ao manusear este percevejo, pois a picada pode ser dolorosa.

Psocópteros em São Paulo

Fotografei esse mosquitinhos, eles estão vindo aos montes e ficam parados nas janelas e muros de casa, são minúsculos ao ponto de se encostar eles morrem, porém parecem ser atraídos pelas cores claras, minha janela é branca e as parede do muro amarela, outro indicio que eles são atraídos por estas cores é que ficam parados em tudo que é branco, inclusive papel higienico, não os vejo rodeando lampadas e nem comidas ou lixos, simplesmente ficam ali nas janelas e muros. O que será que são? ou de onde vem? Obs. a segunda foto é somente para mostrar o real tamanho deles são esses pontinhos pretos. Obrigado e espero que consiga identificá-los.
Matheus de Itapetininga, São Paulo.
Matheus, está muito difícil a partir de uma única foto, eu não consigo ver se quer um padrão nos dois bichos, parecem ser diferentes na foto. Você conseguiria tirar outras fotos, se possível com maior resolução?

Peço que, se alguém tiver opiniões, usem os comentários.

Atualização Jan./2.020: Revendo esta postagem, me parece claro hoje que se trata de Psocodea ou Psocoptera, associados a bolor e umidade.

Aranha Ctenídea no Mato Grosso do Sul

Essas aranhas estão aparecendo com frequência na casa que eu estou morando, tem um jardim bem grande na frente da casa. essa apareceu morta na cozinha. A casa foi dedetizada, mas essa é a 4 que aparece por aqui. É venenosa?
Paulo de Campo Grande, Mato Grosso do Sul.
      Paulo, é difícil dizer com exatidão, mas parece família Ctenidae e creio que seja uma Isoctenus sp. Aranhas, normalmente vêm de fora de casa, do mato ou de entulho. São predadores benéficos que podem controlar animais vetores de doenças e, quase todas têm veneno, dependem dele para caçar, a grande maioria não possuem veneno perigoso para humanos, mas ele está lá, esta não parece uma aranha perigosa.
     Se quiser saber a espécie exata e contribuir à ciência, o endereço está na página de aranhas.

Himenópteros de São Paulo

Ola Cesar, mais alguns exemplos da fauna do Camping de Serra Negra
Elvenar Reis Laranjeira de São Caetano do Sul, São Paulo. 
     Elvenar, resolvi publicar a abelhinha junto com as vespas, já que estão relacionadas, todas são Hymenoptera: Apocrita, Vespoidea e Apoidea, capazes de ferroar. As duas primeiras são Polistes, creio que o marimbondo-caboclo P. canadensis e a bela P. versicolor. Depois um cavalo-do-cão Pompilidae sp. e uma abelha Halictidae sp. O curioso é que algumas espécies desta família são conhecidas por se atraírem por suor.

Percevejo Predador de Abelhas no Amazonas

Estou cursando biologia, e um dos nossos estudos de caso é necessário a identificação de alguns insetos encontrados em determinados locais. Ajudaria muito se você identificasse alguns, pq eu já tentei de todos os jeitos e não consegui.
Desde já agradeço.
Carol Costa de Manaus, Amazonas.
     Carol, este percevejo é uma Apiomerus sp. (Reduviidae: Harpactorinae: Apiomerini), estes percevejos normalmente são especializados em capturar abelhas.

Gafanhoto Desconhecido no Amazonas

Estou cursando biologia, e um dos nossos estudos de caso é necessário a identificação de alguns insetos encontrados em determinados locais. Ajudaria muito se você identificasse alguns, pq eu já tentei de todos os jeitos e não consegui.
Desde já agradeço.
Carol Costa de Manaus, Amazonas.
     Carol, não consigo nada além de Orthoptera: Caelifera: Acrididae. Estou achando muito interessante as antenas deste gafanhoto, as pontas curvadas em gancho lembra algumas vespas parasitoides.

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Cigarrinha Flatolystra em Santa Catarina

Boa noite Cesar... Essa coisa linda me apareceu hoje à noite. Do que se trata?Obrigada.
É a primeira deste tipo que aparece por aqui...
Janeth Coutinho de Guabiruba, Santa Catarina.
Janeth, eu encontrei apenas uma imagem semelhante a este seu exemplar e que me convença que se trata da mesma espécie, mas temos a identificação apenas no gênero Flatolystra (Fulgoridae: Aphaeninae: Lystrini). Olhando pra este F. verrucosa em ambiente natural, vemos que ele está bem camuflado contra a casca da árvore, imagino que este indivíduo também deva ser encontrado em um musgo semelhante a ele, suponho que o líquen rosa.

Alguns flatídeos, família aparentada em Fulgoroidea, podem ser confundidos com Flatolystra spp.

Aranha de Telhado em São Paulo

Ola é o seguinte, no telhado da minha casa tem uma aranha cuja o nome é Nephilengys Cruentata mais não sei o que esta acontecendo por que ela esta "magra" parece que uma pessoa a machucou, pois acho dificil uma aranha desta especie sair de sua teia, fazendo mais uma observaçao notei que um risco amarelo que ela tinha na parte superior da "bunda" sumiu simplesmente sumiu e gostaria de saber o que esta acontecendo com ela pois acho ela muita linda e inofensiva ao ser humano.
Obs: se uma pessoa a fez isso com má intençao estarei conversando com ela.
Obrigado desde já.
A ilustaçao é apenas um desenho de aranha pois nao tenho foto dela desculpas.
José de Campos do Jordão, São Paulo.
Nephilengys cruentata (Nephilidae)
     José, seria bom ver a aranha pra poder dizer direito, nunca vi estas aranhas magrinhas não, mas no inverno, é normal que haja menos insetos pra ela se alimentar. Também nunca vi sem estas aranhas sem o anel amarelo, mas se ela mudou de cor, sem dúvida ela fez uma ecdise, "trocou de pele".

Aranhas Caranguejeiras na Paraíba

Pedido 1: Fui passar o São João em uma casa de praia, em Lucena-PB, e no meio da noite, eu e alguns amigos nos deparamos com um quarto cheio de aranhas. Matamos duas e uma conseguiu fugir, por uma brecha do ar-condicionado.
As imagens não estão boas, porque meus amigos não deixaram eu bater fotos antes que eles esmagassem as aranhas com uma vassoura, mas creio que pela posição de ataque no momento "x", sejam aranhas armadeiras. Poderiam me confirmar se estou certo?
Pedido 2: Oi, sou eu de novo! Dessa vez venho mandar uma foto de uma aranha que matei aqui na minha casa, dia 25 de março, mas o site estava impossibilitado de receber solicitações de identificação.
Gostaria de saber se essa aranha é perigosa.
Obrigado e parabéns pelo site.
Djalma Freitas de João Pessoa, Paraíba.
     Rapaz, a galera estava nervosa mesmo, hein?
    Djalma, o comportamento de levantar as pernas dianteiras de forma ameaçadora é comum a diversas aranhas, já notei isso até mesmo nas queridinhas aranhas caranguejo. Aranhas caranguejeiras  da família Theraphosidae (Mygalomorphae) costumam demonstrar bem este comportamento, pra mim, todas as aranhas nas imagens são caranguejeiras. O que eu noto, é que caranguejeiras levantam apenas o primeiro par de pernas junto com os pedipalpos, armadeiras levantam dois pares, veja esta imagem.
     Estas aranhas podem ser capturadas e devolvidas à natureza, a picada não é perigosa, não se deve inalar os pelos delas, que elas costumam lançar ao ar como defesa.

Gorgulhos em Santa Catarina

Eu encontrei esse inseto na meu apartamento. tem varios deles aqui e nunca tinha visto eles antes. tem mais de 20 deles. encontrei no sofá, no chão, mas a maior parte deles estão no armario da comida e embaixo da pia.
eu senti um andando no meu ombro e esmaguei ele no meu ombro. agora queria saber que bicho é esse? se ele é perigoso?
como faço para espantar ele de casa? qual motivo ele deve estar por aqui? obrigado
Ricardo de Criciúma, Santas Catarina.
Ricardo, dá pra saber com certeza que são pequenos gorgulhos da família Curculionidae, inofensivos para humanos. Se forem Sitophilus sp. (Dryophthorinae: Rhynchophorini), você deve procurar por infestações em alimentos estocados, principalmente arroz ou macarrão. Milho, aveia, trigo, feijão, castanha de caju, sementes para pássaros, são todos suspeitos.