quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Lagarta Megalopyge em Santa Catarina

Oi Cesar,estou enviando umas imagens de uma lagarta que encontrei ontem por baixo de uma folha de quaremeira..já dei uma pesquizada e me corrija se for o caso...taturana cachorrinho (especie podalia sp). 
a trouxe para casa a adequei num pote quero mto acompanhar o ciclo dela mas tenho mais uma duvida..tens conhecimento do ciclo dela,digo em tempo entre fase lagarta pupa e mariposa? e o fato de a encontrar numa quaresmeira ..deve ser a alimentaçao dela ..mas entre as duas quaresmeiras tenho arvores hibisco. 
obg,um abço!
Marie de Itapema, Santa Catarina. 

Marie, eu tenho dúvida quando a este bichinho, mas eu acredito que ele seja uma Megalopyge, não uma Podalia, ambas Megalopygidae, creio que também podemos chamá-la "cachorrinho". Inclusive, a Base de Dados de Plantas Hospedeiras registra espécies de Megalopyge tanto para Tibouchina como para Hibiscus, enquanto não registra a ocorrência de Podalia em nenhum dos dois gêneros.

Os períodos do ciclo destas mariposas variam bastante, tanto nas espécies estrangeiras como no Brasil pelos documentos que abri: 1 e 2:

"No entanto, no Cerrado, o período larval dessa espécie foi bastante variável em função da sazonalidade com um mínimo de 28 e o máximo de 144 dias. Nessa região M. albicollis apresentou redução no período pupal entre o início de julho e final de agosto (seca no Cerrado) e os adultos emergiram sincronicamente no início da estação chuvosa (outubro e novembro) (Morais et al. 1999)."

Atualização 15/01/2.015: Clique aqui para ver a mariposa adulta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário