sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Coró em São Paulo

Olá, encontrei uma larva de besouro quando eu estava mexendo na terra. Gostaria de saber qual sua espécie e qual besouro viraria. Aguardo sua resposta, obrigado.
Pedro de Santana de Parnaíba, São Paulo.
Pedro, com larvas de besouro, é muito difícil falar em espécie. Estas larvas em forma de "C" são as chamadas escarabeiformes, conhecidas por coró, que podem ser da família Scarabaeidae ou de outros da superfamília Scarabaeoidea.

Sendo encontrado na terra, deve ser Scarabaeidae e, se for grandinho, pode ser um besouro-rinoceronte (Dynastinae: Oryctini), sendo pequeno, pode ser de rutelíneo (subfam. Rutelinae). Estas são conjecturas.

Atualização 08/12/2.014 - Pedro: Olá de novo, sou eu que fiz o pedido de indentificação do coró em São Paulo, e encontrei o possível besouro que a larva vai virar, pois quando afofando a terra, encontrei ele enterrado próximo onde havia encontrado o coró. Obrigado!
É Dynastinae. Parece ter uns quatro centímetros, pode ser uma espécie de Heterogomphus (Oryctini), seria bom ver melhor o pronoto e a cabeça, mas é bem difícil nestes que não têm chifres.

Só agora percebi que, apesar da localidade diferente, foi você quem enviou o outro coró.

Nenhum comentário:

Postar um comentário