sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Joaninhas do Paraná

Olá, César. Já vim aqui outra vez, por causa de uma "ninfa de coreíno no norte do paraná". Desta vez estou vindo aqui por causa de duas joaninhas. As joaninhas aqui em Curitiba costumam ser ou vermelhas, ou laranjas, ou amarelas com bolinhas pretas e tem uma outra magrela que é verde com bolinhas amarelas (inclusive tinha uma no meu quarto hoje). Apesar de eu achar várias diferentes dessas.

Aqui tem duas, uma parece uma pérola quando está no sol, é bem clarinha, meio transparente nas asas, foge do sol e tem a parte debaixo dela branca. A outra é igual as primeiras que eu citei, só que é branca com bolinhas pretas e não foge do sol. Sabe me dizer se elas são espécies ou são albinas? Obrigado!

Obs: Elas estão na minha mão/pulso/braço, mas não dá pra perceber em algumas por causa da posição. A primeira principalmente.

Obs2: Amo seu trabalho.
Angel Pereira de Curitiba, Paraná.
Angel, o primeiro indivíduo, eu creio que seja uma Cycloneda sp. (Coccinellidae: Coccinellinae), C. puncticollis ou C. zischkai. A joaninha-asiática Harmonya axyridis, é uma espécie que varia muito em coloração e um exemplar de coloração clara, pode ser muito difícil de diferenciar; na ordem em que foram citadas aqui, compare 1, 2 e 3. Nossas Cycloneda normalmente são inferiores a 6 mm enquanto as Harmonya são maiores.

O segundo indivíduo, eu creio que seja mais uma espécie que varia muito em coloração, Olla v-nigrum (idem), seu exemplar combina bem com este.

Obrigado, Angel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário