domingo, 19 de outubro de 2014

Mariposas Desconhecidas em Minas Gerais

Olá Cesar. Encontrei duas mariposas no final da tarde deste mês (outubro de 2014) numa cachoeira localizada na vila de Chapada (Ouro Preto - MG). Uma delas, dependurada com quatro patas, parecia ter acabado de sair do casulo, pois as asas estavam "moles" e fechadas. Depois de um tempo elas se abriram. A outra não conseguia voar, apresentando pouco vigor (acho que tinha acabado de acasalar ou "velhice" mesmo). Apesar de serem bem parecidas observei algumas diferenças (abdome, ponta das asas e antenas). Acho que uma é fêmea e a outra macho. Fiquei muito tempo a observá-las e fotografá-las pois a padronagem das cores e formas são espetaculares. Um abraço.
Alexandro Giovani de Belo Horizonte, Minas Gerais,
Alexandro, eu também acredito que se trate da mesma espécie com certo dimorfismo sexual.

Ainda que eu tenha encontrado dois registros destas mariposas, ainda não sei quem são as gordinhas lindas aqui, acredito em Erebidae: Arctiinae pela venação das asas, mas não me convenço das duas identificações de Ctenucha e Uranophora; embora prefira a primeira, suspeito de uma relação de mimetismo entre elas.

Tenho ainda uma suspeita pouco sustentada em Agaristinae.

Atualização: Amastus sp. (Erebidae: Arctiinae) parece uma boa aposta.

Atualização Jan/2.016 - Kel: Oi Cesar, postaram no FB, encontrada em Monumento do Itatiaia - Ouro Preto, Minas Gerais, uma idêntica a essa q vc sugeriu ser Amastus. O Doug Yanega a identificou como Lepidolutzia baucis. E disse que é gênero monotipico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário