quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Mosquitos de Minas Gerais

Envio para você hoje dois mosquitos: O primeiro encontrado na Cidade de Bonfim em Minas Gerais, achei interessante sua coloração. O outro foi fotografado no jardim de casa mesmo. Provavelmente seja macho por estar sugando seiva da planta, correto?
Davidson Moreira de Contagem, Minas Gerais.
Davidson, o primeiro mosquito, muito bonito, eu creio que seja uma espécie de Sabethes (Culicidae: Culicinae: Sabethini). São vetores de doenças, pode-se ler sobre eles em Principais mosquitos de importância sanitária no Brasil, que diz que indubitavelmente são os mosquitos mais bonitos, não nego sua beleza, mas discordo disto.

O segundo, eu não tenho certeza, mas as pernas não me parecem Culicomorpha, mas Tipulomorpha, pra ir mais longe, ainda que sem certeza, chuto que é Limoniidae. Tipulomorfos se alimentam de vegetais mesmo. Culicídeos adultos também, até onde sei, macho e fêmea, no entanto as fêmeas precisam de sangue para maturação dos ovos e, ainda assim, há exceções.

Atualização Fev./2.020 - Walther Ishikawa - Planeta Invertebrados: Consegui identificar, se te interessar, é um Sabethes (Sabethes) albiprivus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário