quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Arrebenta Bois Cissites em São Paulo

Eu e minha namorada estamos por intender este inseto. Ele ficava praticamente o dia todo "vigiando" um buraco onde morava uma mamangava preta. Quando um belo dia eu olho pro chão e vejo a mamangava morta. Logo deduzi que foi esse outro inseto que o fez! Achei muito estranho, parece que os dois estavam disputando o mesmo buraco. Isso tem haver mesmo? Estes dois insetos tem alguma relação? Ah! E claro, que de inseto é este?
Luis Guilherme Boiani Castaldi de Franca, São Paulo.
Luis, este é um besouro Cissites maculata (Meloidae: Nemognathinae: Horiini), ele tem relação de cleptoparasitismo com mamangavas-de-toco, roubando seu ninho e a provisão de alimentos. Curioso que, aparentemente, este é o macho.

Besouros da família Meloidae segregam uma substância que pode causar bolhas a pele, embora em Cissites pareça ser fraca, o manuseio não é recomendado. Pelo mesmo motivo, muitas espécies são conhecidas por arrebenta-bois, a ingestão pode ser fatal.

Peço por favor que não informe somente a cidade no formulário, mas também o Estado, muitas localizações diferentes têm o mesmo nome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário