segunda-feira, 21 de julho de 2014

Aranha do Fio de Ouro no Mato Grosso do Sul

Caro Cesar,
Volto com um novo pedido.
Sem querer bajular mas seu site esta otimo, bem facil de navegar e cheio de fotos e informação.
A aranha em questão foi vista em Campo Grande, em area preservada e chamoiu a atenção a quantidade dela esparramada e inclusive com suas teias proximas, mostrando um convivio pacifico ou pelo menos uma provavel grande quantidade de alimento. Algunas tinha uma faixa branca mais visivel logo apos a cabeça. Me parece uma Nephila cruentata (?). Ela pica? Pode pegar com cuidado? Mando 3 perspectivas para ajudar a todos em futuras identificações. Mais uma vez obrigado.
Orlenas Ramos de Campo Grande, Mato Grosso do Sul.
      Orleans, o nome válido hoje para a espécie Nephila cruentata é Nephilengys cruentata. Esta espécie é bem comum em edificações humanas, mas se trata de uma outra da família Nephilidae, introduzida no Brasil. A espécie registrada aqui é nativa, a aranha-do-fio-de-ouro Nephila clavipes, mais comum em áreas de mata, como onde você as encontrou e, neste caso, é normal que sejam abundantes.
     Ela é uma aranha bem tranquila, pode ser manuseada (1 e 2), mas sempre com cautela, ela pode picar sim, neste caso será, provavelmente, semelhante à picada de um marimbondo.
     Muito obrigado, é muito importante pra mim que a navegação seja fácil e que as pessoas possam encontrar aquilo que procuram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário