sexta-feira, 13 de junho de 2014

Ninfa de Coreídeo no Paraná

Desculpe, mas na hora eu só pensei em tirar uma foto bonita e não coletei muitas informações sobre esse bicho. Achei ele muito bonito e estranho também, nunca vi um inseto parecido.
Eu moro em Curitiba, mas a foto foi tirada em Carlópolis, Paraná (fronteira com São Paulo) que é uma cidade bem mais quente e fresca por ser do lado de um rio. Tinha acabado de chover (uma das raras chuvas que tem por lá e foi bem rápida) e encontrei o inseto em cima dessa folha, ele andava com a parte de trás erguida o tempo todo, não foi só quando eu me aproximei.
E ele era bem pequeno, foi difícil tirar essa foto. Acho que essa folha aí onde ele está deve ter mais ou menos a largura de uma moeda de um real.
Angel Pereira de Curitiba, Paraná.
     Angel, em alguns casos de insetos muito difíceis, é bom saber a planta hospedeira ou habitat, pra que haja algo pra se pesquisar, eliminando muitas possibilidades. No caso de lagartas por exemplo, estágios imaturos são muito difíceis, a planta hospedeira pode ser decisiva na identificação.
     Neste caso, nós temos um estágio imaturo, mas dá pra saber que é um percevejo da família Coreidae, há uma ninfa aqui no Insetologia bem parecida e o adulto será provavelmente semelhante a este, que acredito ser Acanthocephala sp., ou gênero bem próximo em Coreinae: Acanthocephalini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário