sexta-feira, 9 de maio de 2014

Tatuzinho no Pará

Nos últimos meses tem aparecido um bichinho preto estranho pela casa. Primeiro pensei que fosse um tatuzinho como mostrado por você aqui, mas o comportamento dele é estranho: nunca o vi no banheiro, o vejo com mais frequência a noite e ele aparentemente é atraído pelo calor(alguns morreram próximos a saída da ventoinha de ar do computador, que fica jogando ar quente para fora do computador). Já usei inseticida comum no quarto, mas parece não fazer diferença.
Jefferson de Belém do Pará.
Jefferson, pra mim está bem claro que este bicho é sim um tatuzinho (Crustacea: Melacostraca: Isopoda: Oniscidea). Este é na verdade um grupo bastante diverso que, porém, não varia muito em morfologia, mas é normal que famílias diferentes ajam de forma diferente sendo que, geralmente, eles gostam mesmo de umidade e ambientes frescos, muitas vezes, espécies totalmente diferentes se encontram coabitando.

Aparentemente, você tem encontrado bichos esporádicos e dispersos, mesmo morrendo no calor, eu acredito que você deva procurar por locais úmidos, onde eles devem estar nascendo. Eles não estão se agrupando no quarto, não use inseticidas desta forma.

Atualização Maio/2016 - Victor Ferreira Leal da Silva: Esse Crustáceo das fotos parece ser um membro da família Armadillidae. Os tatuzinhos são peracáridos, um dos maiores grupos de Crustáceos e que possui representantes marinhos, de água doce e terrestres - Os isópodes da família Armadillidae (como o Venezillo parvus) se diferenciam dos menbros da família Armadillidiidae em seu comportamento de defesa, ambos podem virar uma bolinha quando ameaçados (dai o seu outro nome, tatu bola ou tatu bolinha) mas nos Armadillidiidae as antenas (ou melhor o segundo par de antenas) ficam um pouco mais expostas enquanto que os Armadillidae as mantem totalmente cobertas. Uma outra diferença esta nos tipos de habitats onde vivem, todas as espécies de Armadillidiidae vivem em ambientes umidos, enquanto que os Armadillidae são mais adaptaveis existem espécies tipicas de solo úmido e outras tipicas de solo mais seco (alguns como o Venezillo arizonicus são encontrados nos desertos norte americanos). Esse Crustáceo das fotos parece ser um membro da família Armadillidae. Os tatuzinhos são peracáridos, um dos maiores grupos de Crustáceos e que possui representantes marinhos, de água doce e terrestres - Este isópode em particular parece ser um Venezillo parvus (ele possui estas manchas alaranjadas nos urópodes).

Nenhum comentário:

Postar um comentário