terça-feira, 6 de maio de 2014

Larvas de Borboleta e... O que seria isso?

Encontrei duas lagartinhas e algumas horas depois eu as encontrei desse jeito. O que seria isso?
Letícia Fernanda de Caruaru, Pernambuco.
     Letícia, eu também estou muito confuso com o que aconteceu com esta lagarta. A aparência dela é de uma lagarta Nymphalidae: Heliconiinae, próxima da de fevereiro, se não for a mesma. Estas lagartas não tecem casulos de seda, mas crisálidas lisas, nuas (1, 2), então eu gostaria de entender melhor tudo o que aconteceu antes. É certeza que são as mesmas lagartas? Você as coletou e trouxe pra casa? Na penúltima imagem parece ter acontecido uma ecdise. Na última, o casulo parece suspenso, não é teia de aranha?
      Eu normalmente não marcaria não identificado pela lagarta, mas precisamos identificar o que aconteceu aqui.

Letícia: São sim as mesmas lagartas. Coletei elas e as coloquei em um aquário com muitas folhas de maracujá, mas depois de algumas horas, elas estavam assim, e no mesmo canto em que as coloquei. Na última foto, o casulo está no chão no aquário, não está suspenso. Verifiquei se há aranhas ou outros insetos, mas não encontrei nada.

Walther Ishikawa: É uma vespa parasitóide da família Ichneumoniodae. Aconteceu algo bem parecido com algumas larvas em um pé de Romã perto de onde moro. Vai ser interessante acompanhar o desenvolvimento para ver qual vespa vai aparecer. Grande abraço!

Cesar: Perfeito! Este documento mostra imagens muito semelhantes.

Atualização 11/05/2.014: - Letícia: Olha ela aí ^^ essa saiu do casulo da terceira foto.
Cesar: Ôpa, valeu Fernanda!
A imagem, pra mim, combina com a fig. 20 das imagens que postei (nos comentários), Microcharops sp., sendo a espécie mais citada, M. anticarsiae.

Nenhum comentário:

Postar um comentário