terça-feira, 1 de abril de 2014

Opiliões no Rio Grande do Sul

Encontramos estes insetos entre telhas que tínhamos no pátio, depois disso, retiramos as telhas e limpamos o pátio. Agora eles estão aparecendo dentro de casa, normalmente nos cantinhos. Estes das fotos capturamos no muro ao lado da casa. Eles são avermelhados e as pernas traseiras são mais grossas. Temos medo que possam ter algum tipo de veneno. Obrigada.
Juliana Machado de Sapucaia do Sul, Rio Grande do Sul. 
     Juliana, estes bichos não são insetos, mas opiliões (Arachnida: Opiliones) da família Gonyleptidae (Laniatores), o indivíduo maior é o macho, as demais fêmeas.
     Opiliões podem se alimentar de todo o tipo de matéria orgânica, animal ou vegetal, viva ou morta, estes eu creio que sejam preferencialmente predadores. Opiliões não possuem glândulas de veneno e não transmitem doença alguma, são criaturas inofensivas, podendo apenas produzir mal-cheiro quando incomodados. Por serem quase cegos, usam o segundo par de pernas de forma sensorial.
     Eles devem ter se dispersado após a limpeza do pátio e só por isso estão aparecendo em casa, não creio que estes sejam capazes de infestar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário