terça-feira, 15 de abril de 2014

Falsa Viúva Negra Macho no Paraná

Boa tarde
Inicialmente, gostaria de parabenizar pelo site. Muito interessante e educativo.
Encaminho em anexo algumas fotos de uma aranha que encontrei em meu apartamento, no centro de Curitiba.
Como tenho uma filha pequena e minha esposa está na segunda gestação, gostaria de saber a periculosidade do inseto que encontramos.
Não consegui identificá-la em minha pesquisa pela internet, mas não tenho experiência no assunto.
Adianto meus agradecimentos
Gerson de Curitiba, Paraná.
     Curiosa esta identificação. Suspeitei que fosse um macho de falsa-viúva-negra, pesquisei e as imagens combinaram: Steatoda sp. (Theridiidae).
     Bom, falsas-viúvas não devem ser tratadas como inofensivas, porém menos perigosas que as verdadeiras. Porém, as aranhas viúvas, assim como as falsas, são aranhas tranquilas, que dificilmente picam; salvo quando são pressionadas contra o corpo. Mesmo quando se mexe em sua teia, o normal é que ela se finja de morta ao invés de picar. Picadas normalmente ocorrem quando as aranhas estão em alguma peça do vestuário. Além das falsas viúvas serem menos perigosas do que as fêmeas, os machos de ambas as espécies são também menos perigosos que as fêmeas, suas mandíbulas são menores e o veneno é injetado com profundidade muito menor. Ou seja, esta é uma aranha quase inofensiva, deve ser perigosa sim se estiver na roupa de um bebê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário