sábado, 1 de março de 2014

Possível Besouro Estafilinídeo em Santa Catarina

Ola Cesar, encontrei esse inseto mes passado, em uma regiao de mata atlantica em Joinville. Quando se sentia ameaçado com um graveto, ele se posicionava com a parte dianteira escondida no buraco e com a traseira parecia tentar ferroar o graveto. Gostaria de saber seu nome, e se ele realmente tem ferrao. Na foto nao aparece claramente, mas sua cabeça é semelhente a de uma formiga, com mandibulas. Desde ja obrigado e parabens pelo site!
Nikolas Franciozi de Joinville, Santa Catarina.
     Nikolas, realmente seria interessante ver a cabeça do animal, onde estão boa parte das informações sobre ele. Pela parte que vejo, ele me parece um besouro de asas curtas, neste caso, ele deve ser uma bela espécie da família Staphylinidae que não encontro semelhante. O tom azul/verde metálico do que parecem ser os élitros curtos são um bom indicativo disto. Se o comportamento que parecia intenção de picar tiver sido arquear o abdome para cima, aí isto se torna mais um indicativo.
     Neste caso, ele não tem ferrão, pode produzir mal cheiro ou, quem sabe, "bom cheiro", alguns podem queimar a pele se esmagados e espécies grandes podem morder. Neste caso também, ele não deve ter feito o buraco, mas estar tentando comer quem o fez ou estiver morando nele. Se o buraco estiver relacionado ao inseto, aí deve se tratar de outro besouro, como limexilídeos. Ele só se escondia quando você mexia com ele? Muitos meloídeos também têm asas curtas e cores apossemáticas como este, mas Staphylinidae ainda é o meu melhor palpite.
     Vou deixar como não identificado pra ver se ainda conseguimos uma imagem que combine bem com este. Obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário