domingo, 16 de março de 2014

Grilo-Formiga em São Paulo


Não consegui encontrar nada parecido será um grilo?
Nas duas últimas fotos, que parecem ser da mesma espécie, o bichinho movimentava-se igualzinho uma formiga, deve ter no máximo 3 mm. Será que dá para identificar? Abraços.
Elvenar Reis Laranjeira de São Caetano do Sul, São Paulo.


      Elvenar, estes bichos também começaram me dando dúvida sobre sua identidade além de Orthoptera: Ensifera como você corretamente identificou. Eu encontrei dois gêneros de esperanças pouco relacionados entre si (1 e 2) mas eles não ocorrem por aqui.


     Eu também acredito que você registrou ninfa e adulto de uma mesma espécie por terem características em comum, como o trecho branco nas antenas e estou bem certo agora de que este é um grilo verdadeiro, família Gryllidae, um macho (o adulto) de Cranistus colliurides (Trigonidiinae: Phylloscyrtini), há uma boa imagem para comparação neste documento.
     Falta apenas confirmar que suas ninfas mimetizam formigas, mas já há meio caminho andado, por que um irmão de seu parente registrado no mesmo documento aparece aqui com a legenda "o modo como ele movia as antenas parecia imitar um himenóptero".

Nenhum comentário:

Postar um comentário