sexta-feira, 14 de março de 2014

Cobras e Lagartos

Ophiodes sp. (Anguidae)
Olá, hoje, quinta feira, 13/03/2014, as 13:00, encontramos na grama de minha casa uma cobra pequena, de aproximadamente 30 centímetros, preta esverdeada, com cabeça triangular e achatada. Extremamente rápia. Ela enrolou-se na perna de minha mãe, porém não picou-a. No susto do momento, não hesitamos em matá-la. Gostaríamos de saber se ela realmente é ou não venenosa.
Muito Obrigado, Atenciosamente,
Vinicius Felipe Silva de Chapecó, Santa Catarina.


Olá Cesar Crash.

Olha só o que encontrei mexendo pelos matos.
Agradeço pela identificação dos outros que enviei, valeu e obrigado pela ajuda.

Ronaldo Sanches Nascimento de Apiaí, São Paulo.


     Conforme disse na postagem da cobra-cega, posso abrir exceção e postar alguns vertebrados (répteis e anfíbios, nada de aves, peixes e mamíferos, vermes e moluscos já eram exceções, não-artrópodes), não terão marcadores específicos e nem sei por onde começar a identificação, ficarão arquivados em Z-Vertebrata (Vertebrados), aguardando que alguém possa identificá-los. O réptil do Ronaldo é anterior à cobra-cega e estava nos meus arquivos.
     Vinícius, a cobra não me parece mboiete, como dizem no Jaraguá, não creio que seja uma cobra venenosa.

TaMi Miranda: A cobrinha, na verdade é um lagarto (cobra-de-vidro) Ophiodes sp., esses "espinhos" são pernas vestigiais. Um método para diferenciar a cobra do lagarto é observar a presença ou ausência de pálpebras, sendo que, os lagartos possuem e as cobras não! Tem mais nesse link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário