quarta-feira, 19 de março de 2014

Aranha Caranguejo Gigante no Pará

Olá Cesar, parabéns pelo site. Estava procurando algo assim pra me tirar algumas dúvidas sobre um tipo de aranha que tem aparecido na casa de meus pais. Eles moram afastado do centro de onde moramos, mas não fica muito distante também. Moramos em Santarém-PA. Na verdade essas aranhas sempre estiveram presente no quintal e principalmente dentro de casa, Atrás dos armários, dentro de caixas e lugares de difícil acesso, porém, quando a noite chega elas saem e aparecem pelas paredes e cantos e causa certo temor. Pesquisei bastante pra tentar saber mais sobre o bicho mas como não sou especialista gostaria que você me dissesse se essa espécie é venenosa, se pode virar praga, como fazer pra eliminá-las ou devo deixá-las em paz??
Fiquei em dúvida entre a Lycosa erythrognatha que pelas imagens parece possuir um abdomem menor que a Hogna radiata.
Por favor que Aranha é essa??
Obrigado.
Obs: Essa possui um diâmetro de 7,5 a 8,5cm
Volnei de Santarém, Pará.
Volnei, esta aranha é pouco relacionada com as aranhas mencionadas. Trata-se de uma fêmea de aranha-caranguejo-gigante Heteropoda venatoria (Sparassidae), esta espécie não é nativa, é originária do continente asiático mas está bem distribuída no Brasil. Veja também a aparência dos machos, que são diferentes e pode-se pensar que se trata de outra espécie.

O que se pode fazer é verificar se há entulho, muita ferramenta ou mato ao redor de casa onde elas possam se esconder. A uma certa distância de casa, elas são bichos totalmente benéficos, grandes como são, podem pegar até ratos.

A peçonha destas aranhas não representam motivo algum de preocupação, se picarem, apenas lavem bem o local da ferida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário