domingo, 16 de fevereiro de 2014

Percevejo Riparocromídeo no Piauí

Olá!! Encontrei este inseto na rede do meu irmão enquanto ele dormia, pensei que poderia ser um barbeiro, mas eu fiquei observado por um tempo para ver se o inseto manifestava vontade de sugar o sangue do meu irmão e confirmar minhas suspeitas. Depois de muito tempo o inseto permaneceu parado e quando caminhava era pela rede, jamais chegou a tocar em meu irmão, depois voou para a parede e ficou andando por lá enquanto estou aqui pedindo sua ajuda para identificar o inseto. O futuro do bicho é incerto, acredito que eu vá capturar ele e levar na vigilância sanitária ou algo do tipo. Desculpe pela qualidade da foto, não tenho uma câmera com resolução muito boa. Encontrei o bicho durante a noite, e chovia no momento. Antes disso apareceu um inseto idêntico a esse, porém muito maior em outra ocasião semelhante (à noite e chovendo), não sei se tem algo a ver. Ele é pequeno e fino, do tamanho aproximado da casinha da traça ou a casca da traça, deve caber dentro de uma moeda de 25 centavos. Pelo que observei no seu site ele é um percevejo, observei também que ele tem aquele bico semelhante ao barbeiro, porém quase invisível a olho nu e longo. Parabéns pelo site, obrigado!
Iuri de Teresina, Piauí.
Iuri, você acerta por identificar o bicho como um percevejo (Hemiptera: Heteroptera), mas erra só de supor que ele possa ser um barbeiro, pois o bicho é pequeno demais pra isso. O máximo que eu poderia aproximar dos barbeiros seria supor que, se eu estiver errado, que ele seja um mirídeo, que são cimicomorfos como os barbeiros, mas eu aposto que ele pertence a uma família não registrada no Insetologia, a Rhyparochromidae (Lygaeoidea).

Em nenhum dos casos há motivo para preocupação com ele, sugiro que o solte, não leve o pobrezinho para a vigilância e não se preocupe demasiadamente com os bichinhos que te visitarem em casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário