quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Tenébrio Gigante em São Paulo

Oi Cesar, eu tenho um viveiro para insetos e recentemente capturei um besouro. Gostaria de saber sua espécie para uma alimentação adequada. Estou te mandando a foto dele (que eu mesmo tirei) e outra que encontrei na internet, que é muito parecido com o que eu encontrei e possivelmente da mesma espécie. Obrigado.
Frederico Fahl Kreidel de Santos, São Paulo.
Frederico, eu não posso publicar imagens da internet, mas por uma coincidência muito grande, pesquisei e ela está, aparentemente, creditada ao nosso amigo Eduardo Fox que sempre ajudou muito aqui no Insetologia.

O besouro da foto do Eduardo é um macho de tenébrio-gigante Zophobas morio (Tenebrionidae: Tenebrioninae: Tenebrionini) ou uma espécie muito próxima. Você pode determinar o sexo usando a imagem deste site, macho à esquerda, fêmea à direita. Suas larvas são usadas como ração para animais insetívoros.

É muito fácil encontrar informação sobre a alimentação das larvas, mas dos adultos já é um pouco difícil, mas o dr. Celso Godinho nos disse que eles se alimentam de matéria vegetal em decomposição. Você poderá encontrar bastante informação pesquisando por "tenébrios gigantes".

Nenhum comentário:

Postar um comentário