quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Psocódeos no Rio de Janeiro

Bom dia,
Moro em andar alto num prédio em Macaé, e meu quarto está infestado de pequenos (menor que 3 mm) bichinhos por toda parede e teto. Tirei fotos deles com câmera e procuro na internet tem tempo. Para mim são como nano baratinhas, pois tem antenas grandes mas são muito pequenas!!!
Não faz muito sentido pois ficam parados e afastados uns dos outros a maior parte do tempo. Quando acendo lanterna ou o flash da câmera, eles se incomodam e começam a andar. Nunca vi barata com esse comportamento. Tenho passado pano na parede com desinfetante mas eles reaparecem.
Seriam bichos de umidade? Tinha muito mofo atrás do gaveteiro, aqui é bem úmido e o quarto não bate sol.
Havia também uma teia de aranha no cantinho do teto.
Desculpa o excesso de informação, mas espero que sejam suficientes para
receber ajuda.
Obrigada desde já,
Maria Fernanda de Macaé, Rio de Janeiro.
     Maria Fernanda, eu acredito que os insetos sejam Psocodea: Psocomorpha, bichos que normalmente se alimentam de fungos, espécies maiores são frequentemente vistas agregadas em cascas de árvores. A família Elipsocidae por exemplo, é conhecida por gostar de umidade e eu acredito que esta seja sim a raiz do problema. Por experiência própria, na parede do meu quarto, quando a casa era (mais) nova, surgiu uns desses (não consegui vê-los bem ampliados como nas suas imagens, mas suponho que eram), eles sumiram com o tempo e eu associo isso ao fato do vizinho ter construído ao lado, erguendo o muro junto à minha parede. A boa notícia é que são inofensivos e não causam doença alguma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário