segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Mosquito Elefante em Amazonas

Caro Cesar,
Estava procurando na internet um lugar para identificar um inseto (mosquito) que encontrei no meu quarto e achei um pouco diferente dos pernilongos comuns que costumo ver. O que me chamou a atenção foi o zumbido alto que fazia enquanto voava. Mesmo a uma distancia de uns 4 metros era possível ouvir o bicho voando.
Vivo em Manaus próximo de um reserva e recebo constantemente este visitantes em minha casa. Infelizmente este eu tive que matar por não saber se poderia transmitir alguma doença.
Gostaria da sua ajuda para identificar e saber se este tipo de mosquito pode transmitir doenças, como dengue e malária.
Grato,
Leonardo Beltrão de Manaus, Amazonas.
Se alguém duvidava que mosquitos podem ser bonitos eu creio que de agora em diante, mudará de ideia. Leonardo, eu creio que consegui identificar o bicho corretamente como Toxorhynchites sp. (Culicidae). por se tratar de um culicídeo, não vou marcar como morte desnecessária mas, se tiver medo de doenças transmitidas por mosquitos, mantenha estes bem vivos. Primeiro, ele parece ser macho, mosquitos machos não picam. Segundo, estes são os bonzinhos da família, mesmo as fêmeas não picam e suas larvas são predadoras de outros mosquitos. Veja este documento, falando sobre o registro de larvas de Toxorhynchites guadeloupensis predando larvas de mosquitos-da-dengue na amazônia.

Estou chamando de mosquito-elefante baseado no inglês elephant mosquito, provavelmente por causa dos longos palpos do bicho, que lembram os marfins dos elefantes.

Atualização 25/03/2.014: Gui Antunes: Aliás, está espécie é o Toxorhynchites haemorrhoidalis. Caracteristica marcante dessa espécie são esses tufos de cor vermelha na parte final do abdômen que lembram as hemorroidas. (Para mais informações, vide comentários).

Nenhum comentário:

Postar um comentário