sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Lagartas Tecedeiras no Paraná

Olá César... desde pequeno costumo encontrar este tipo de "agrupamento" de lagartas. Acho muito interessante, e gostaria de saber se há alguma explicação para tal comportamento. Fiquei em dúvida se isso seria um casulo coletivo ou apenas uma estratégia de sobrevivência. As lagartas são inofensivas, pelo menos do meu ponto de vista, já que nunca tive complicações ao manuseá-las.
Elizeu Eduardo Czekalski de Irati, Paraná.
     Elizeu, as larvas, para mim, são larvas de Hylesia sp. (Saturniidae: Hemileucinae: Hemileucini). Apesar de acreditar ter reconhecido as larvas, eu não sabia que elas teciam desta forma mas, apesar da formação diferente, este documento comprova que elas, pelo menos, tecem sim. Na descrição ""devido ao hábito gregário das lagartas e tecerem superfícies sedosas unindo as folhas para construção de um abrigo" parece inclusive descrever melhor a sua imagem do que a do documento. Em Materiais e Métodos, encontramos a linha: "Considerou-se como início do período pré-pupa quando as lagartas pararam de se alimentar e se dispersaram procurando um local para construção do casulo".
     Sobre a periculosidade, não encontrei informação, mas como Saturniidae: Hemileucinae, eu não acredito que elas não possam queimar. E, o mais importante, os adultos também não são inofensivos. As fêmeas de algumas espécies de Hylesia são conhecidas por mariposas-da-coceira, e o problema costuma ocorrer quando, atraídas pela luz artificial nas residências, elas se debatem contra as lâmpadas e soltam os pelos do abdome, pode-se ler a respeito neste documento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário