terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Combo de Aranhas

Oi!
Encontrei essa aranha faz dois anos, em Florianópolis- SC.
Era bem pequena e estava no jardim. Não corria, pulava, ou era agressiva. Acho que é a aranha mais bonita que já encontrei.
Seu site é muito bom, usei pra identificar um monte de aranhas que fotografei. Parabéns mesmo! Obrigado!
Raoni de Campinas, São Paulo

esta espécie esta nos buracos de toda a parede do lado de fora da casa eu acho que estão se procriando pois tem diversas aranhas iguais. as fotos foram tiradas 04/01/2014 à noite
Henrique de Montenegro, Rio Grande do Sul.

Olá Cesar Crash, tudo bem? Minha irma e eu encontramos este inseto (que se parece uma aranha, mas não sabemos se é...) no dia 05 de janeiro no nosso jardim, infelizmente ele já estava morto quando o encontramos... Nós gostaríamos de saber a espécie, você poderia nos dizer? (desculpe a imagem embaçada) :)
OBS: sua aparência é como casca de árvore, abdômen longo (3x a tamanho do tórax), 8 patas longas (4cm as dianteiras)...
Carol de Curitiba, Paraná.

Fotografei esta aranha em uma gruta da Serra de Sta Helena em Sete Lagoas - MG.
Gostaria de sua ajuda na identificação.
Leandro Normando de Sete Lagoas, Minas Gerais.

Eu me deparei com esta aranha quando acordei e coloquei meu shorts, ela andou por toda minhas costas e possuia algo em torno de 1-2cm... eu tenho muito pavor de aranhas e queria saber se estou lidando com algo realmente perigoso em minha casa. Obrigado :D
Ramon de Vinhedo, São Paulo.


Esta aranha (ver em anexo) entrou no nosso quarto de uma pousada na noite do réveillon (na Serra do Cipó). Ela pulava muito e era super rápida!! Estamos curiosos em saber qual tipo de aranha ela e? Obrigada!
Colibri de Belo Horizonte, Minas Gerais.


Cesar, bom inicio de ano. Minha contribuição para o acervo dos aracnídeos.
Elvenar Reis Laranjeira de São Caetano do Sul, São Paulo.
     Pessoal, tive que fazer assim pra tentar adiantar tudo.
     Raoni, a aranha é uma aranha-corredeira da família Corinnidae, realmente muito bonita, eu acredito que Trachelopachys sp.
     Henrique, fêmea de aranha-de-fenda Kukulcania hibernalis (Filistatidae), botam medo mas não são perigosas. Veja também a aparência dos machos, que são bem diferentes e também devem aparecer.
     Carol, não dá pra ver muito e ela está de ponta cabeça, é uma aranha e pelas pernas, creio que seja Tetragnatha sp. (Tetragnathidae).
     Leandro, o arranjo dos olhos, bem visível na imagem apesar da vista dorsal, não nega que ela é uma aranha-errante da família Ctenidae, eu acho que é Isoctenus, mas pode ser Ctenus, assim que possível eu busco confirmação. Atualização 22/01/2.014: Isoctenus sp. (Brescovit).
     Ramon, infelizmente não dá pra ver muita coisa, ela não se parece com uma aranha perigosa, pelo tamanho e proporção das pernas, eu acredito que ela seja uma aranha-caranguejo da família Thomisidae.
     Colibri, mesma coisa, a imagem está embaçada, pelo dorso, eu creio que seja uma tarântula ou aranha-lobo Lycosa erythrognatha (Lycosidae), não é muito perigosa, mas é muito comum em ambientes urbanos e causa muitos acidentes, o veneno é fraco mas potencialmente necrosante.
     Elvenar, principalmente a primeira é muito interessante e distinta, esta é uma aranha da família Hersiliidae, que podemos chamar aranha-de-tronco ou ainda melhor, aranha-de-duas-caudas. Elas se camuflam bem e quando a presa se aproxima, começam a girar de costas em torno da presa, cobrindo-a de teia. Temos poucas espécies, mas não sei se é possível determinar por fotos, eu não posso por falta de referências mas, baseado na fauna de São Paulo, um nome sugestivo que encontro é Ypypuera crucifera. Esta vai pra página de identificação de aranhas.
     As demais eu creio que sejam Tetragnathidae spp., assim que possível tento confirmar também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário